CDT passa a ter novas funcionalidades: tudo na palma da mão

Conheça as funcionalidades da CDT: veja de que forma elas melhoraram a praticidade para os motoristas

Engana-se quem pensa que a Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi um recurso criado apenas para substituir o documento de papel. Pelo contrário, hoje ela conta com diversas funcionalidades que trazem bastante praticidade para o condutor. A seguir, o Garagem360 revela quais são elas. Acompanhe!

Quais são os principais recursos da CNH Digital?

Um dos mais populares é a possibilidade de exportar uma cópia do documento para compartilhamento seguro. Além disso, o condutor pode acompanhar quando a CNH irá vencer, o que traz mais tranquilidade no trânsito. 

CNH Digital oferece descontos em multas 

Outro diferencial do aplicativo é a possibilidade de obter até 40% de desconto em multas de trânsito. Até o momento, já foram enviadas mais de 88 milhões de notificações por meio do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). 

Transferência online de veículos já está disponível na CNH digital 

O aplicativo implementou ainda um recurso que permite fazer a transferência digital de veículos. O Garagem360 destaca que isso trouxe menos burocracia, uma vez que, anteriormente, era necessário reconhecer firma em cartório. 

Leia também:

Quais são as outras novidades que chegarão na CNH Digital?

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o órgão já trabalha para implementar a possibilidade de solicitar a segunda via do documento no próprio aplicativo. Atualmente, esse processo é feito no site do Detran

Como acessar a Carteira Digital de Trânsito?

Siga este passo a passo:

  1. Faça o dowloand do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito;

  2. Acesse a sua conta conta gov.br e escolha a alternativa “Baixar CNH”;

  3. Digite o número de registro e o código de segurança do documento;

  4. Faça uma chave de acesso de quatro dígitos. 

É permitido dirigir somente com CNH digital?

Sim. De acordo com a portaria publicada em 2017 pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o documento tem a mesma validade da CNH de papel. 

Em outras palavras, segundo o órgão, a escolha entre a versão física ou digital é opcional. Logo, o motorista pode usar o formato que preferir. Aqui, a única exigência é nunca dirigir sem a presença do documento. 

Uma vez que você já conhece as principais funcionalidades da CDT, o Garagem360 quer saber: o que você tem achado desses recursos? Os processos ficaram mais práticos? Comente!

Leia também: Quando e como renovar a CNH?

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile