Cavitação: saiba o que é e o que pode provocar o fenômeno no seu carro

Dentre os termos que fazem parte do universo automotivo, a cavitação não é das mais conhecidas, porém é bom ser evitada. Entenda!

Cavitação: saiba o que é e o que pode provocar o fenômeno no seu carro
Foto: Freepik

O que é a cavitação?

A cavitação nada mais é do que o fenômeno que pode ocorrer com as camisas de cilindros úmidas, produzidas em ferro fundido no motor.

Uma vez que isso acontece, podem ser formadas e eclodidas, bolhas, dentro do fluido em movimento.

O evento pode ser explicado devido à folga excessiva do pistão e da camisa, além de bolhas geradas pelo próprio movimento vibratório do motor, como destaca o Grupo Motorservice em uma de suas publicações na série Papo Tech. 

Outro fator que pode causar a cavitação é a tampa do reservatório com falha, já que ela atua como uma válvula.

O líquido de de arrefecimento com especificação inadequada e a proporção incorreta de água desmineralizada também podem ocasionar o problema.

Cavitação eletrolítica

Outro tipo de cavitação é a eletrolítica, gerada pelo processo de corrosão e energia estática do motor. 

Dessa forma, é necessário o aterramento do motor (descarregamento) para que seja feita a dissipação.

Camisas de cilindro úmidas podem trazer mais problemas

Além da cavitação, a Motorservice indica também cuidados redobrados com a vaporização do líquido ou formação de bolhas de vapor devido à redução da pressão durante seu movimento.

As camisas de cilindros úmidas usadas são responsáveis por manter a câmara de combustão vedada e efetuar troca térmica do calor por meio do líquido de arrefecimento, principalmente nos veículos utilitários e com grandes motores.

Cavitação: saiba o que é e o que pode provocar o fenômeno no seu carro
Foto: Freepik

O que é uma camisa de cilindro?

A camisa de cilindro é um revestimento cilíndrico para o pistão do motor. 

Elas são capazes de reter películas de óleo na superfície da parede interior, assim como assegurar a integridade dos componentes do motor.

Boas atitudes para o motor do carro

O principal componente de um carro, naturalmente é seu motor, portanto algumas atitudes precisam ser evitadas se a ideia é preservá-lo. 

Dessa forma, atitudes como: atualizar o nível de lubrificantes e fluidos, esquentar o carro minimamente após longos períodos desligado e colocar o ‘’carro de garagem’’ para rodar cerca de 30 minutos por dia, são algumas ações que auxiliarão a vida útil do motor. 

Lembre-se que o principal responsável pela durabilidade do motor e consequentemente do seu veículo é você mesmo e muitos reparos podem ser evitados, o que gera, além de tudo, uma boa economia!

Acesse o site e Canal no Youtube do Garagem360 e fique por dentro de todas as notícias e informações de serviços relacionadas ao mundo automotivo! 

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar