Catalisador que reduz consumo de combustível é lançado no mercado brasileiro
Desenvolvido para motores diesel, o catalizador Rentar chega ao mercado brasileiro com a promessa de ajudar na economia de combustível.
Desenvolvido para motores diesel, o catalisador Rentar chega ao mercado brasileiro com a promessa de ajudar na economia de combustível. Fabricado pela empresa Sitech, o equipamento pré-combustão fica acoplado ao sistema de alimentação de combustível. Assim, quando o combustível passa pelo dispositivo, reações são disparadas e permitem uma queima com maior eficiência.
LEIA MAIS: Artigo: agora é a vez da mobilidade elétrica
Aplicativo reúne venda de peças e serviços de manutenção para carros nos smartphones
Isso acontece em decorrência da polarização e separação das moléculas de diesel, que possibilitam que outras sejam expostas ao oxigênio. Diferente de um processo típico de combustão em motores, por exemplo, em que elas tendem a permanecerem juntas. “Aquelas que não têm contato com oxigênio, não são queimadas e saem como combustível desperdiçado na forma de gases poluentes e partículas, como a fuligem”, explica Marx Gutierrez, gerente de negócios da Sitech.
Esse catalisador é destinado à máquinas da linha amarela, fornos, caldeiras, grupos geradores de energia, caminhões, locomotivas, entre outros. Em máquinas, por exemplo, pode garantir uma redução de 3% a 8% de consumo de combustível; em fornos, a redução esperada é de 7% a 30%; já em motores geradores, de 7% a 12%. Essa diminuição pode variar conforme o tipo de aplicação, bem como motor, injeção ou até mesmo o clima.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.