Caso Gusttavo Lima: entenda porque andar com carro na reserva gera problemas

Entenda porque a atitude de Gauttavo Lima de andar com o carro na reserva não é aconselhada pelos especialistas.

O cantor sertanejo Gusttavo Lima, compartilhou com os seguidores em seu stories como quase ficou sem combustível durante essa semana, em meio ao trânsito. No entanto, saiba que a prática de andar com o carro sempre na reserva pode gerar danos ao veículo, entenda os detalhes.

Entenda os riscos de andar com o carro na reserva igual Gusttavo Lima (Foto: Reprodução)

Andar com o carro na reserva: veja porque a atitude de Gusttavo Lima não é recomendada

Durante a última segunda-feira, 09, o cantor sertanejo Gusttavo Lima, comentou através de stories em seu perfil no Instagram como quase ficou sem combustível durante o trânsito.

Durante o ocorrido, o artista estava a bordo de um Mercedes-Benz AMG GT 63S 4Matic. Na ocasião, o cantor comentou “minha gasolina está para acabar, está só o fio da rabiola e eu no meio desse trânsito. Imagina se acaba, hein?”

No fim, o cantor não passou pela famosa pane seca, e conseguiu abastecer. No posto de combustível ele  ainda brincou com o valor do combustível, tendo em vista que gastou quase R$ 600 para completar o tanque do veículo, que tem capacidade de até 80 litros.

No entanto, o que ocorreu com o cantor não é recomendado. Andar com o combustível sempre na reserva, pode gerar danos ao motor, além de aumentar o consumo do combustível e claro, se der pane seca, o motorista pode receber multa e pontos na CNH.

Cantor compartilhou nos stories o painel mostrando a falta de combustível (Foto: Reprodução)

As consequências do veículo sempre na reserva

A temida pane seca, além de dor de cabeça pode ser motivo de multa e pontos na CNH. De acordo com o Art. 180 do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, a ação é considerada infração média, gera multa de R$ 130,00 e quatro pontos na CNH.

No entanto, os problemas vão além da multa. O hábito de andar com o combustível na reserva pode prejudicar outros sistemas do carro, como por exemplo, a maior propensão de entupir dos bicos injetores, o que dificulta o desempenho correto do veículo e inclusive, aumentar o consumo de combustível.

O especialista da Henkel, Célio Ruiz, explica que o maior consumo de combustível ocorre na tentativa de desentupir pontos de sujeira e garantir o fluxo, o motor acaba produzindo força redobrada.

Essa energia extra produzida aumenta o consumo de combustível, além de causar maior vibração no carro e superaquecimento no propulsor, com risco de danificar as peças.

“A sujidade impede a queima correta do combustível, o que empobrece a mistura de oxigênio e combustível. Isso gera problemas que vão desde falhas na marcha lenta,  perda de potência do veículo e até a obstrução da bomba de óleo”, destaca Célio Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel para América Latina.

Outro fator a ser levado em consideração é que, com o combustível na reserva, haverá mais espaço dentro do tanque para a vaporização do líquido, o que também fará com que o consumo seja elevado em longo prazo.

Cantor estava a bordo de um Mercedes-Benz

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile