Modelo T já percorreu mais de 80 mil quilômetros

O Ford T, que foi o veículo que abriu caminho para a industrialização de automóveis da marca, participou de um feito inédito. O casal holandês Dirk e Trudy Regte usou um modelo fabricado em 1915 para dar a volta ao mundo. Iniciada em 2012, a aventura percorreu mais de 80 mil quilômetros e ajudou a arrecadar fundos para projetos mantidos pela SOS – Children’s Villages, organização internacional de ajuda a crianças.

O primeiro trecho da viagem durou 180 dias. Para ir da cidade holandesa Edam até a Cidade do Cabo, na África do Sul, foi preciso rodar 22 mil quilômetros. Em 2013, os expedicionários cruzaram os Estados Unidos e o Canadá. Durante o percurso, foram poucos problemas registrados: um pneu furado e um defeito no alternador. No ano seguinte, foi a vez da América Latina. A passagem pelo continente foi feita em 180 dias e 26 mil quilômetros foram percorridos.

Amante dos clássicos, o casal de aposentados já teve os veículos da Ford Modelo T 1923 e Modelo A 1928. Eles pretendem continuar a viagem passando por Nova Zelândia, Austrália, Indonésia e Índia. A parte final consiste em cruzar o Himalaia até a China, através da Mongólia, e retornar à Holanda pela Europa Central.

Assista ao vídeo que mostra um pouco mais dessa aventura: