Casal aventureiro conta como é viajar o País em uma Kombi

Imagine largar tudo para viajar o país em uma Kombi? Foi o que fizeram o casal Alexandre e Flávia. Os dois passavam por uma crise de ansiedade e a solução encontrada foi conhecer o Brasil sobre rodas. 

E deu muito certo, já que as crises foram curadas quase imediatamente após morar no carro. É claro que nem tudo são flores nessa aventura e os detalhes eles contaram para nós do Garagem360. 

Casal aventureiro conta como é viajar o País em uma Kombi - Foto: Arquivo Pessoal
Casal aventureiro conta como é viajar o País em uma Kombi  – Foto: Arquivo Pessoal

 

É possível viajar o país em uma Kombi?

Sim, é o que mostra o casal Alexandre e Flávia, que realizaram o sonho antigo de conhecer todas as regiões do Brasil. 

No perfil do Instagram “Morando na Kombies”, os dois relatam como é a experiência, os locais por onde passam e ainda dão dicas de como viver em um veículo quase todo o tempo. 

No vídeo abaixo, por exemplo, eles explicam como começaram:

“Então a decisão de sair de casa para morar em uma Kombi se deu através de um sonho antigo que tínhamos de conhecer todo nosso país e também porque estávamos passando por alguns problemas relacionados a crises de ansiedade (que foi curada imediatamente após ir morar na Kombi”, ressalta Alexandre. 

“Já fizemos algumas viagens nela como por exemplo litoral sul da Bahia onde rodamos cerca de 2000 mil km e ela se mostrou muito resistente e confiável”, completa. 

E os dois não decidiram “do nada” partir. Houve um planejamento que começou com a preparação do carro. 

Flávio conta que o veículo custou R$ 15 mil. É uma Kombi ano 1997 em que investiram mais R$ 35 mil na montagem para adaptar como motorhome. 

Ela é equipada com uma cama confortável, fogão, pia, caixa d’água, armários, painel de energia solar e até um varal para secar a roupa. 

“Escolhemos a Kombi por ser um veículo de baixo custo e com ótimo espaço interno,sem contar na manutenção que é muito simples e barato. O motor é o 1600 a ar, por sinal muito bom e quase não nos dá trabalho algum, apenas manutenção preventiva ( troca de óleo).” Conta o casal ao Garagem360

“Nossa preocupação sempre foi a questão da Kombi pegar fogo, pois reza a lenda que pega fogo até parada debaixo de chuva forte, por isso resolvemos investir em um sistema de combate a incêndio”.

Como é a rotina de quem mora em uma Kombi?

Alexandre e Flávia contam que a rotina é um pouco diferente de quando estavam em uma casa, já que não há a mesma infraestrutura.

Basicamente, eles precisam preparar o café e o almoço de uma só vez, deixando tudo “prontinho” para não ter que fazer muitas paradas. 

“Mas morar em uma Kombi tem sido a melhor experiência de nossas vidas sem dúvidas alguma, pois acordar pela manhã e ver o sol nascer a cada dia em um lugar diferente é muito bom. Sem contar que temos o privilégio de dormir ouvindo o som do mar”, ressaltam. 

Eles não saíram em definitivo e atualmente estão morando em Anchieta – ES, onde estão juntando dinheiro para iniciar uma jornada ainda maior. 

Kombi do casal Alexandre e Flávia - Foto: Arquivo Pessoal
Kombi do casal Alexandre e Flávia – Foto: Arquivo Pessoal

 

Quais os maiores desafios de morar em uma Kombi?

Flávio conta que morar em uma Kombi é algo que requer um pouco de conhecimento em várias áreas. “Temos que ser um pouquinho de mecânico, eletricista,encanador etc”, ressalta.

Mas o maior é algo que parece muito simples para quem está sob um teto: água para tomar banho. 

“Temos vários desafios e algumas dificuldades que buscamos superar a cada dia, por exemplo um banheiro para banho. Esse é nosso desafio diário: encontrar um local com água tratada para abastecer nossa caixa de água, além de um local seguro onde podemos parar e dormir”.

Conheça também este casal que viaja o Brasil em um Celta motorhome. 

Como se mantém?

Flávia ainda trabalha em regime CLT, enquanto Alexandre é autônomo, trabalhando como motorista de aplicativo. Atualmente estão juntando dinheiro para viajar o mundo a partir de junho deste ano.

“Quando sairmos definitivamente pelo mundo, não só morando mas também viajando, vamos procurar manter a nossa renda com a venda de doces, mais especificamente palha italiana e cuscuz doce”, enfatiza o casal.

Em termos de despesa, a Kombi tem feito uma média de 9 km por litro de gasolina, o que para o casal é razoável. 

Qual dica para quem vai sair em uma aventura parecida?

Nossa principal dica pra quem quer ir morar em uma Kombi e viver essa aventura é a seguinte:

“Não tenha medo apenas vá, não existe uma fórmula mágica ou um protocolo a ser seguido pois cada veículo pode apresentar problemas diferentes levando em consideração diversos fatores que poderá influenciar”.

Então monte sua Kombi, faça uma boa revisão, se preocupem como irão se manter e as habilidades que podem ser usadas para trabalhar e ganhar dinheiro. 

Sigam o Alexandre a Flávia no Instagram  e no Youtube. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar