Carros vendidos no Brasil que tiveram zero ou uma estrela no crash-test
O crash-test é um fator importante para determinar a segurança de um veículo. Na América Latina o teste é realizado pelo Latin NCAP, que iniciou as avaliações em 2010 no continente, avaliando veículos comercializados nos países da região, incluindo o Brasil. Há também o Global NCAP, que patrocina o programa latino-americano, cuja sede fica na Inglaterra, e que avalia principalmente os modelos do continente europeu.
A avaliação dos programas é classificada em estrelas, sendo no máximo cinco. Quanto maior, mais seguro o veículo analisado é, oferecendo mais proteção aos ocupantes em caso de colisão. Porém, nem todos os carros vão bem no teste, sendo que alguns nem conseguem alcançar uma estrela. Confira abaixo alguns modelos no Brasil, ou que já até saíram de linha, e que não foram bem avaliados pelo Latin NCAP ou Global NCAP.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.