Carros usados: reparos antes de vender valorizam a negociação

Antes de colocar o carro venda, tomar alguns cuidados com o veículo valoriza o preço, possibilitando melhores negociações. Aliás, carros usados ou seminovos com falta de reparos básicos podem sofrer desvalorização no preço da venda de até 20%, em relação ao valor da tabela FIPE, de acordo com especialistas, como da rede paranaense de oficinas mecânicas Jocar.

Assim, diversos fatores influenciam na valorização ou desvalorização do carro usado colocado à venda. Por exemplo: estado da lataria, pintura e dos estofados, além de partes do painel e trincos. Além disso, polimento e higienização.

Valorizando os carros usados: reparos visuais

“A primeira impressão é a que fica. Portanto, é fundamental, antes de colocar o carro para negociação, investir em alguns procedimentos. Isto contribui para valorização da venda de um veículo usado ou seminovo”, esclarece um dos proprietários da rede Jocar, André Marques Barbosa.

Uma sugestão para valorizar o seu usado, antes de colocá-lo à venda é investir na proteção cerâmica. Ela garante a limpeza do auto por muito mais tempo. Além disso, evita possíveis danos na lataria causados pela ação de chuva ácida, riscos de lavagem e outros resíduos.

Em relação à parte interna, alguns procedimentos indicados são: revitalização de plásticos, hidratação de couro para carros com este tipo de estofamento e a higienização.

A higienização, por exemplo, é um cuidado que evita o acúmulo de resíduos que prejudicam o auto com o tempo. “A higienização trabalha para o carpete, banco, forro de porta, painel. Além de limpar, remover resíduos e evitar nova acumulação de sujeiras no dia a dia”, explica Barbosa.

 

Foto: Rede Jocar

 

Reparos mecânicos, elétricos também são fundamentais para valorizar a negociação

Por outro lado, não se deve esquecer dos reparos das partes mecânicas e elétricas de carros usados. Para o gerente de pós venda da Volanty, Marcos Mussi Gazolla, investir no visual e em serviços extras de higienização valoriza o carro. Porém, estes serviços devem vir sempre acompanhados de reparos mecânicos e elétricos, que visam à segurança do proprietário e boa manutenção do veículo.

“Deve-se dar  prioridade, também, os  reparos de carros usados ou seminovos ligados à segurança do usuário do veículo. Embora comercialmente falando, os pequenos reparos estéticos e ligados aos sentidos (visão, audição e olfato) possam são muito úteis para valorizar a negociação”, analisa Gazolla.

O gerente cita, por exemplo, a troca de pneus e pastilhas de freio como essenciais aos reparos ligados à segurança e não a estética. “Certamente, investindo em reparos e manutenção referentes à estética, utilidade e à segurança do auto valoriza muito mais a negociação dos carros usados ou seminovos”, pondera o gerente de pós-vendas da Volanty, plataforma especializada em vende e compra de veículos.

 

carros usados
Foto: Consulta Auto

 

O que os compradores de usados avaliam, antes de fechar negócio

Atenção também com reparos importantes para não desvalorizar o carro usado ou seminovo na hora de vender. De acordo com a Consulta Auto – consultoria que faz relatórios sobre carros usados ou seminovos à venda, a fim de orientar compradores – quem tem interesse em adquirir um veículo de 2 ª mão costuma se atentar a:

  • Pneus: verificação de eventuais rasgos, bolhas ou desgastes excessivos.
  • Vazamento de óleo: conferência de carros usados ou seminovos que venham a apresentar vazamento na direção hidráulica e câmbio.
  • Motor: óleo do motor, verificando se possui  vazamentos. Além disso, o estado da  correia dentada e da correia de poli, no caso, se estão  ressecadas e quebradiças.
  • Freios: espessura das pastilhas, dos discos, lonas, cilindros de rodas traseiros. Além disso, eventuais vazamentos de óleo de freio.
  • Suspensão: estado dos amortecedores dos carros usados ou seminovos.

 

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar