Carros usados: desvalorização e manutenção preocupam os proprietários

A desvalorização de carros usados é o tema que mais preocupa brasileiros. O quesito manutenção também recebe críticas, veja.

Adquirir um carro 0 km é o sonho de consumo de grande parte da população. Porém, o fato é que nem sempre é possível. A saída, então, é buscar opções no setor de carros usados e seminovos, certo?

No entanto, ter um carro usado preocupa muitos consumidores brasileiros. Entre os maiores questionamentos é a desvalorização e o alto custo de manutenção que os carros usados exigem. É o que diz o levantamento realizado pela SoluCx. Entenda o caso!

Pátio com carros usados (Foto: Pixabay)

Desvalorização de carros usados é a maior preocupação dos proprietários

A SoluCX, empresa de pesquisa e satisfação e NPS, através de um levantamento, constatou que para os proprietários brasileiros de automóveis, a maior preocupação é a desvalorização e o custo de manutenção que os modelos usados exigem.

Ao todo, foram entrevistados mais de 2.500 indivíduos. Desses, 46,4% avaliaram negativamente o atributo de desvalorização, seguido por 38,5% para o custo de manutenção e 29,4% para o valor de revenda, ao todo, foram nove categorias avaliadas.

Veja também: As melhores marcas de carros de acordo com pesquisa com consumidores

O CEO e cofundador da SoluCX, Tiago Serrano, afirma que os quesitos que mais receberam criticas pelos entrevistados e consumidores, refletem diretamente o impacto da experiência do cliente com as marcas automotivas. Essas, seguem na contramão de outros segmentos que valorizam o feedback dos clientes.

Para o CEO, olhar as necessidades dos clientes pode ajudar a equilibrar os altos e baixos que a indústria automotiva vem sofrendo nos últimos anos.

“Empresas de diferentes segmentos, principalmente no último ano, passaram a priorizar o feedback dos clientes para entender as principais dores e onde precisam alterar seus processos e produtos. Vendo as duas categorias mais mal avaliadas no setor automotivo, percebemos que ele tem ido na contramão dessa lógica, uma vez que há muito tempo se fala sobre rápida desvalorização e alto custo de manutenção no mercado”, explica Serrano.

“Além da pesquisa em inovação e alternativas mais sustentáveis para os veículos, olhar as necessidades dos clientes pode ajudar bastante a equilibrar os altos e baixos sofridos pela indústria nos últimos anos”, conclui o CEO.

Pátio com carros usados (Foto: Pixabay)

Atendimento tem a melhor avaliação entre as categorias

Diferente da desvalorização, a menor reclamação feita pelos entrevistados é o quesito atendimento. Outros tópicos como design e estilo, e confiabilidade também receberem poucas críticas. O percentual dos três tópicos citados foi de 7%, 7,2% e 8,3% respectivamente.

O tema rede de concessionárias recebeu 11,6% das críticas, seguida por custo-benefício 21,2% e economia de combustível 22,9%.

Marcas alemãs estão entre as melhores avaliadas

Além de temas que preocupam os proprietários, o levantamento também apontou quais são as marcas favoritas e melhores avaliadas pelos entrevistados da pesquisa. O indicador usado foi o NPS (Net Promoter Score) – uma métrica utilizada no mercado de pesquisas para medir a satisfação e a fidelidade dos clientes. Através dele, a Mercedes Benz ficou em primeiro lugar na lista de um total de 21 fabricantes, com nota média de 82,2.

Veja também: Mercedes-Benz EQS, sedan elétrico de luxo, tem preços divulgados

Em segundo lugar, a BMW emplacou 80,3 de NPS. A lista continua com a Honda na terceira posição (80,1), Jeep na quarta (79,2) e Toyota na quinta (73,4).

Pátio com carros usados (Foto: Pixabay)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile