Carros Tesla são proibidos na China por razão bem incomum; saiba qual

Os carros Tesla são conhecidos por misturarem desempenho, sofisticação e conforto.  Sem falar dos recursos tecnológicos. Hoje, um dos principais mercados da empresa é o da China. Mas parece que os carros da marca ainda não são tão bem aceitos por lá. Os veículos da empresa não poderão circular pela cidade de Beidaihe a partir do mês de julho.

Carros Tesla serão proibidos de rodar pela cidade Beidaihe, na China, por dois meses (Foto: Divulgação/Tesla)

Veja os motivos que fizeram uma cidade chinesa proibir carros Tesla

As informações são do portal de notícias Reuters. De acordo com o portal, a proibição de carros da marca irá começar no dia 1º de julho. A medida será válida por pelo menos dois meses. Não há uma data certa para os carros voltarem a circular pelo local. Caso o prazo não mude, os automóveis da empresa voltarão a andar pelas ruas em setembro.

Foto: Pixabay.com

Estas informações foram passadas à agência por um agente de trânsito local, que não se identificou. Nenhuma justificativa foi dada pelo oficial da Brigada Polícia de Trânsito do local. O mesmo diz que estas medidas tratam-se de “assuntos nacionais”. Espera-se que haja um anúncio oficial em breve.

VEJA TAMBÉM

Foi feito um pedido de comentário a Tesla. No entanto, a empresa não respondeu. A cidade de Beidaihe está localizada ao leste da cidade de Pequim. De acordo com a Reuters, o local é usado por líderes chineses para a realização de reuniões. Mas um fato recente pode ajudar a entender a história.

Foto: Divulgação/Tesla

Carros da Tesla também foram proibidos de rodar por certas áreas da cidade de Chengdu no começo deste mês. Isso teria coincidido com a visita do presidente da China Xi Jinping ao local. Vídeos, que mostram veículos da Tesla sendo desviados pela polícia, foram divulgados nas mídias sociais.

Carros espiões?

Foto: Unsplash.com

Como todos nós já sabemos, os carros da Tesla são equipados com diversos equipamentos tecnológicos. Alguns destes itens fazem o uso de câmeras e sensores instalados na parte externa do carro para ajudar o motorista em certas situações. Mas isso é algo que vem preocupando os chineses.

Em 2021, os carros da Tesla foram proibidos de circular em complexos militares. A alegação usada pelos militares chineses era de que haviam preocupações de segurança. No caso, os carros poderiam ser usados para a coleta de dados. Até mesmo funcionários de estatais foram proibidos de terem ou adquirirem um dos modelos da marca.

Posteriormente, o CEO da empresa californiana, Elon Musk, negou todas as acusações. Além disso, anunciou que seriam armazenados na China os dados criados por veículos vendidos no local.

Produção local e vendas

Foto: Divulgação/Tesla

A Tesla é uma das principais marcas dos Estados Unidos no momento. Mas também se tornou uma grande potência na China. A marca instalou no país asiático (na cidade de Xangai) uma de suas fábricas. Esta cuida da produção de dois modelos: o Model 3 e Model Y. Números recentes mostram que a fabricante possui bom volume de vendas.

Em março, a empresa vendeu 65.814 unidades. Ou seja, um aumento de 16% em comparação sobre o mês de fevereiro. Além de um aumento de 86% em comparação ao mês de março de 2021.

Com informações de Reuters

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile