Carros surpreendentes, raros e 100% brasileiros; descubra quais são

Muitos carros são exclusivos e podem surpreender por conta do visual ou pelo motor. Veja carros surpreendentes, raros e 100% brasileiros.

Qual é o primeiro país que vem à sua mente quando se fala em carros exclusivos? Alguns irão falar da Itália. Outros falarão da Alemanha. Mas existem carros brasileiros que atendem a este requisito. Muitos destes modelos são exclusivos e podem surpreender por conta de vários motivos. Conheça alguns carros surpreendentes, raros e 100% brasileiros.

O Brasil já produziu diversos esportivos interessantes. Veja alguns deles aqui! (Foto: Divulgação/Lobini)

Veja aqui uma seleção com carros surpreendentes, raros e 100% brasileiros

1 – Brasinca 4200 GT (Brasinca Uirapuru)

O primeiro carro de nossa lista é o Brasinca 4200 GT. O modelo, que também pode ser conhecido com Uirapuru, lançado no ano de 1964 e teve 73 unidades produzidas. Ou seja, bastante raro. Este modelo conseguia alinhar um visual magnífico e uma motorização potente.

Primeiramente, falando de seu design, este carro trazia linhas modernas no lado externo e no lado interno. Por dentro, ainda é possível encontrar detalhes sofisticados. Mas o grande destaque do carro é o seu motor.

Este modelo vinha de fábrica com um motor 4.3 de seis cilindros, que podia render 155 cv de potência e 32,7 kgfm de torque. Este carro já foi equipado com uma transmissão manual de três velocidades e um outro manual de quatro velocidades.

2 – Willys Interlagos

Willys Interlagos (Foto: Divulgação/Willys)

Quem também está em nossa lista é o Willys Interlagos. O veículo começou a ser produzido em 1962 e é considerado o primeiro carro esportivo feito em terras brasileiras. O design do carro era praticamente o mesmo do também lendário Alpine A108. Estamos falando de outro clássico da indústria brasileira. Ainda mais quando falamos do design.

Os faróis dianteiros redondos se destacavam. Alguns detalhes ajudavam a aerodinâmica. Mas o grande destaque deste carro era a motorização.

Ele estava equipado com um motor 1.0 de quatro cilindros. O motor podia produzir uma potência máxima de 70 cv. Dados mostram que o carro podia acelerar de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos. A velocidade máxima podia chegar a 160 km/h.

3 – Puma GT 1500

Puma GT 1500 (Foto: Divulgação/Puma)

A Puma Automóveis foi uma das marcas nacionais mais conhecidas do Brasil. A empresa fez bastante barulho nos anos 60, 70 e 80. Um dos principais carros da marca é o Puma GT 1500. Este, que foi lançado em meados dos anos 60, usava chassis do popular VW Karmann-Ghia. Visualmente, o carro vinha com design de carro de corrida.

Do mesmo modo que o Willys Interlagos, os faróis redondos se destacam. Quem também se destaca é o motor VW 1500 (1.493 cc) com kit especial (dois carburadores e escapamento esportivo). O propulsor tinha uma potência máxima de 60 cv.

4 – Aurora 122C

Um dos superesportivos mais desejados e queridos pelos gearheads de todo o mundo é a Ferrari F40. O modelo, produzido entre 1987 e 1992, marcou uma geração de fãs por automóveis. Além disso, o carro pode ter servido de inspiração para a construção do Aurora 122C. Estima que o número de unidades produzidas e unidades ainda existentes seja baixo.

Ou seja, um dos carros mais raros desta lista com Carros surpreendentes, raros e 100% brasileiros. O carro se destacava pelo visual ousado e linhas exclusivas. Já o motor deste esportivo era o 2.0 utilizado pelo Chevrolet Monza. No esportivo, o propulsor passou por mudanças (ganhou turbo, por exemplo) para atingir 214 cv de potência e 34 kgfm de torque.

5 – Lobini H1

Lobini H1 (Foto: Divulgação/Lobini)

Por fim, falaremos do carro mais recente da lista. O Lobini H1 foi lançado no ano de 2007 e chamava a atenção por diversos detalhes. A carroceria, por exemplo, traz detalhes em fibra de vidro. Uma solução interessante oferecida pelo automóvel eram as portas que lembram um Lamborghini, quando abertas. Outras partes lembravam os carros da Lotus.

O interior também tinha um visual esportivo. O Lobini H1 vinha equipado com um motor 1.8 turbo 20V, que pode render uma potência máxima de 180 cv e um torque máximo de 24 kgfm.

Este motor está acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades. Dados mostram que o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em seis segundos. Já a velocidade máxima era de 230 km/h.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile