Carros serão ‘atualizados pelo ar’; entenda essa história

O avanço da tecnologia beneficiou diversas áreas e a situação não é diferente no mundo automotivo. Muitas soluções foram adicionadas e outras ainda serão colocadas. Neste caso, estamos falando de soluções úteis na hora de cuidar da saúde do veículo. Os carros serão ‘atualizados pelo ar’, ou seja, receberão atualizações de software remotamente.

Carros serão ‘atualizados pelo ar’
Não tem tempo para ir até uma concessionária para realizar uma atualização de software? Sem problemas! No futuro, as atualizações chegarão nas centrais multimídias (Foto: Divulgação/Jeep)

Em breve, mais carros serão ‘atualizados pelo ar’

Esta é uma tecnologia que já está presente em modelos de fabricantes tradicionais e carros de marcas premium. Normalmente, quando uma marca convoca seus carros para uma atualização, o condutor precisa ir até uma concessionária para a realização do serviço. Só que isso pode mudar logo por conta da tecnologia e da conectividade.

Foto: Pixabay.com

Isso porque os carros serão ‘atualizados pelo ar’, ou seja, receber e realizar atualizações online – sem a necessidade fios ou cabos. Normalmente, o sistema é conhecido com Over-The-Air” (OTA). Muitos equipamentos que já usamos possuem este tipo de solução. Um bom exemplo são os celulares, que já são atualizados de forma remota.

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Certos automóveis disponíveis no mercado já podem realizar atualizações à distância. Mas espera-se que tal sistema seja expandido para mais modelos. Caso a marca tenha que realizar o reparo de uma falha específica (de segurança ou operacional, por exemplo), a mesma pode enviar uma atualização diretamente para o sistema do carro da pessoa.

Além disso, o cliente pode ter acesso à novas funções disponibilizadas pela marca. Um bom exemplo disso foi quando os carros da Volvo passaram a ter conectividade com Apple CarPlay. Mas como um carro faz para poder receber tais aprimoramentos? A conexão com a internet é uma parte bem importante.

Foto: DIvulgação/Jeep

Afinal, o carro precisa fazer o download das informações enviadas pela montadora. Hoje, uma boa quantidade de carros estão equipados com chips de internet ou conexão Wi-Fi. O veículo precisa ser preparado antecipadamente pela montadora com estes sistemas para conectar com a internet e para fazer a distribuição para os sistemas do veículo.

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o gerente de engenharia da divisão Cross-Domain Computing Solutions da Bosch, Leimar Mafort, explica sobre o assunto.

“Para que todas as unidades possam receber atualizações de forma estruturada, as arquiteturas caminham para a centralização. Ou seja, um computador central assume grande parte das funções. E os demais cumprem funções locais”, diz Mafort ao jornal

Montadoras que oferecem este serviço

Carros serão ‘atualizados pelo ar’
Foto: Divulgação/VW

Nos últimos anos, algumas marcas começaram a investir em serviços de conectividade nos carros. Os carros começaram a vir com centrais multimídias, por exemplo. Conexão com smartphones (Android Auto ou Apple CarPlay) e internet sem fio também são dois exemplos de inovações.

Hoje, também é possível ver veículos  equipados com sistemas de atualização de software remota (over-the-air). Um bom exemplo disso é a Chevrolet. O novo Equinox, lançado neste ano, possui tal sistema. A nova picape Montana também contará com a função. A Tesla também é bastante conhecida quando se trata neste tipo de inovação.

No caso da empresa californiana, já houve problemas que foram resolvidos desta maneira. Outra marca que investe nesta área é a Volkswagen. Ainda mais quando falamos de sua linha de carros elétricos.

Claro, existem outras diversas marcas que já usam este sistema. Resta saber o quanto a tecnologia poderá avançar mais para melhorar a vida do motorista.

Com informações de Estado de São Paulo/ISTOÉ Dinheiro

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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