Carros rebaixados: saiba como regularizar carro com suspensão fixa

A cultura de rebaixamento de carros é uma realidade no Brasil, sendo a suspensão fixa uma das formas de deixar o veículo rebaixado. Motoristas adeptos do rebaixamento costumam ser entusiastas do assunto. Porém, a legislação sobre os automóveis que ficam rente ao chão ainda suscita muitas dúvidas. Afinal, como regularizar um carro com suspensão fixa / rebaixado?

Para esclarecer essas dúvidas, recorremos à ajuda de especialistas do InstaCarro, startup que conecta interessados em vender veículos com lojistas de todo Brasil.

Como regularizar um carro com suspensão fixa

Para regularizar o veículo, altura mínima deve ser de 10 cm (Foto: Divulgação)

O rebaixamento de um carro pode ser por meio da troca da suspensão normal por uma fixa. Esse tipo de suspensão pode trazer vantagens e desvantagens para o carro.

VEJA TAMBÉM

A suspensão fixa é um kit de suspensão composto por quatro molas e quatro amortecedores esportivos. Essa configuração possibilita um rebaixamento com mais segurança, trazendo benefícios na estabilidade, direção e frenagem.

A suspensão fixa trava uma determinada altura para as molas, que não poderá ser alterada posteriormente. Os carros 0km saem de fábrica com sua altura definida de acordo com a legislação. Mas isso não quer dizer que a troca da suspensão seja um procedimento irregular.

Além da suspensão fixa, é possível fazer o rebaixamento com a suspensão a ar e a suspensão a rosca.

Vantagens e desvantagens da suspensão fixa

Comparada a outras formas de rebaixamento, a suspensão fixa traz a vantagem de o carro ficar mais confortável, além de níveis maiores de segurança e estabilidade. Outro ponto positivo é que a suspensão fixa é regulamentada por lei e mais barata.

A principal desvantagem é que com a suspensão fixada não é mais possível fazer ajustes, diferentemente do que ocorre com a suspensão a ar ou a rosca.

Em veículos pesados, como picapes médias e grandes, a suspensão fixa pode provocar aumento de gastos – visto que ao passar por obstáculos como lombadas ou buracos o sistema tem buchas e balança danificadas, requerendo substituição.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) autoriza a alteração do carro para suspensão fixa. Porém, é estipulada uma altura mínima de 10 centímetros em relação ao solo – medição considera a parte mais baixa do veículo. Além disso, o Detran não permite que o conjunto de rodas ou pneus toquem em qualquer parte do carro ao esterçar o volante.

Essa essa exigência é feita em nome da segurança. Porque se um veículo não consegue ser totalmente esterçado ou precisa entrar de lado para passar em uma lombada pode trazer riscos para o trânsito.

A regularização

Conheça o Projeto de Lei que prevê facilitar as modificações na característica de fábrica dos veículos
Procedimento deve contar com autorização prévia do Detran (Foto: Divulgação)

É preciso ter sempre em mente que qualquer modificação de característica original de um carro, seja ela qual for, deve ser submetida ao Detran onde está registrado. A autoridade de trânsito deve emitir uma autorização prévia.

Com esse documento em mãos, é possível levar o carro à oficina para realizar a modificação. Lembre-se que essa mudança mexe diretamente com a estrutura do carro. Por isso, é importante recorrer a profissionais especializados.

Por fim, o veículo terá que passar por uma inspeção de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV). 

Para realizar todo esse processo, é preciso testar em dia com a documentação do carro, sem débitos pendentes. É necessário, ainda, fazer uma nova vistoria para verificação antes do licenciamento.

Com a aprovação da vistoria, o Detran vai colocar na documentação do veículo os dados sobre a altura em relação ao solo e mudança da suspensão.

De posse do CSV, é preciso dar entrada no Detran para a solicitação dos novos documentos do carro. Um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) será emitido. 

Divulgação

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar