Carros que você deve PASSAR LONGE se prioriza a segurança

Esses carros tiraram nota 0 (zero) da Latin NCAP quanto a proteção de seus ocupantes. Se você prioriza a segurança, fique longe deles.

O Latin NCAP divulgou na última quinta-feira (13) os resultados dos testes de alguns carros. No entant, certos modelos decepcionam se você prioriza a segurança. 5 deles apresentaram desempenho abaixo do esperado, inclusive com nota 0, de acordo com os padrões da entidade. 

Latin NCAP

Se você prioriza a segurança, considere comprar outro carro e não o C3. Foto: Latin NCAP

Carros para ficar longe se prioriza a segurança – 5 carros com notas baixas no Latin NCAP

O “destaque” é o Citroën C3, que zerou o teste mais recente da entidade. De acordo com a instituição, o mau desempenho se deu por conta da estrutura instável do veículo.

Além disso, o C3 não apresenta uma boa proteção contra colisões frontais, falta proteção lateral para a cabeça e não há lembrete de uso do cinto de segurança.

Mesmo com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), peso pesou negativamente para o hatch somente dois airbags. No final, o modelo foi o único modelo feito no Brasil a zerar as provas de segurança da Latin NCAP com carros vendidos na América Latina. 

Elétricos e líderes de vendas também estão na lista

Além dele outros modelos não foram tão bem. Um dos carros elétricos mais baratos do país, o JAC E-JS1 recebeu nota 0 no quesito “proteção do tórax do motorista”. Ele foi testado ao passado e foi o primeiro carro elétrica a passar pelo teste. 

O Hyundai HB20 também zerou, de acordo com as novas regras definidas em 2020. O hatch, que é um dos mais vendidos do país, passou de 4 estrelas para 1 e depois 0 há três anos.

O Ford Ka, que saiu de linha após a saída da montadora do país, foi outro que zerou o teste no mesmo período que o hatch anterior. Ele começou mal em 2017 com nota 0, chegou a ter 3 estrelas, mas com a atualização do protocolo retornou a 0.

Entenda a fundo o caso do carro do C3: “Carro popular” da Citroën DECEPCIONA em teste de segurança: 0 estrela

Fiat Cronos teste

O Fiat Cronos também zerou a nota. Foto: Latin NCAP

Por fim, o Fiat Cronos. O sedan de entrada da marca também zerou o teste após apresentar o seguinte desempenho:

  • Proteção para adultos: 24%
  • Para crianças: 10%
  • Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 37%
  • Sistemas de assistência à segurança: 7%.

Carros permanecem a venda mesmo com sucessivas notas 0

Sem considerar as notas dos testes, algumas empresas não só continuaram a vender os modelos, mas também não fizeram qualquer alteração. É o caso do Fiat Cronos e do JAC E-JS1.

O fraco desempenho fez com que a entidade emitisse notas em que pede que alguns dos modelos sejam retirados do mercado.

Além disso, lejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, fez duras críticas a Stellantis sobre sua atuação.

“É alarmante como a Stellantis (marca que detém montadoras como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e outras) repetidamente desconsidera a segurança básica para os latino-americanos e é inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros”, alerta Furas.

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA