Carros que você deve PASSAR LONGE se prioriza a segurança

O Latin NCAP divulgou na última quinta-feira (13) os resultados dos testes de alguns carros. No entant, certos modelos decepcionam se você prioriza a segurança. 5 deles apresentaram desempenho abaixo do esperado, inclusive com nota 0, de acordo com os padrões da entidade. 

Latin NCAP
Se você prioriza a segurança, considere comprar outro carro e não o C3. Foto: Latin NCAP

Carros para ficar longe se prioriza a segurança – 5 carros com notas baixas no Latin NCAP

O “destaque” é o Citroën C3, que zerou o teste mais recente da entidade. De acordo com a instituição, o mau desempenho se deu por conta da estrutura instável do veículo.

Além disso, o C3 não apresenta uma boa proteção contra colisões frontais, falta proteção lateral para a cabeça e não há lembrete de uso do cinto de segurança.

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Mesmo com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), peso pesou negativamente para o hatch somente dois airbags. No final, o modelo foi o único modelo feito no Brasil a zerar as provas de segurança da Latin NCAP com carros vendidos na América Latina. 

Elétricos e líderes de vendas também estão na lista

Além dele outros modelos não foram tão bem. Um dos carros elétricos mais baratos do país, o JAC E-JS1 recebeu nota 0 no quesito “proteção do tórax do motorista”. Ele foi testado ao passado e foi o primeiro carro elétrica a passar pelo teste. 

O Hyundai HB20 também zerou, de acordo com as novas regras definidas em 2020. O hatch, que é um dos mais vendidos do país, passou de 4 estrelas para 1 e depois 0 há três anos.

O Ford Ka, que saiu de linha após a saída da montadora do país, foi outro que zerou o teste no mesmo período que o hatch anterior. Ele começou mal em 2017 com nota 0, chegou a ter 3 estrelas, mas com a atualização do protocolo retornou a 0.

Entenda a fundo o caso do carro do C3: “Carro popular” da Citroën DECEPCIONA em teste de segurança: 0 estrela

Fiat Cronos teste
O Fiat Cronos também zerou a nota. Foto: Latin NCAP

Por fim, o Fiat Cronos. O sedan de entrada da marca também zerou o teste após apresentar o seguinte desempenho:

  • Proteção para adultos: 24%
  • Para crianças: 10%
  • Proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas: 37%
  • Sistemas de assistência à segurança: 7%.

Carros permanecem a venda mesmo com sucessivas notas 0

Sem considerar as notas dos testes, algumas empresas não só continuaram a vender os modelos, mas também não fizeram qualquer alteração. É o caso do Fiat Cronos e do JAC E-JS1.

O fraco desempenho fez com que a entidade emitisse notas em que pede que alguns dos modelos sejam retirados do mercado.

Além disso, lejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, fez duras críticas a Stellantis sobre sua atuação.

“É alarmante como a Stellantis (marca que detém montadoras como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e outras) repetidamente desconsidera a segurança básica para os latino-americanos e é inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros”, alerta Furas.

 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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