Carros que saíram de linha seguem valorizados; veja
Será que carros que saíram de linha apenas perdem o seu valor? Muitos pensam que sim. No entanto, a verdade pode ser um pouco diferente.
Vários carros novos são lançados todos os anos. Do mesmo modo, diversos veículos deixam de ser vendidos por uma série de fatores. Mas será que estes carros que saíram de linha desvalorizam muito? Muitos pensam que sim. Entretanto, a verdade pode ser um pouco diferente. Alguns modelos estão entre os mais procurados no mercado de usados.
Alguns carros que saíram de linha seguem valorizados no mercado de usados
Comprar um carro novo é o sonho de muitos brasileiros. Uma situação que faz muitos motoristas trocar seus carros por um modelo mais atual é quando o modelo do qual ele é dono saí de linha. Afinal, o modelo mais novo pode trazer diversas vantagens. Uma delas é que o carro atual poderá valorizar mais que o velho só pelo fato de estar em linha.
Mas alguns carros que saíram de linha podem não ter uma grande desvalorização também e alguns deles seguem fazendo sucesso no mercado. Um bom exemplo são aqueles veículos que estão entre os 10 primeiros no ranking de vendas de carros usados da Fenabrave. O Fiat Uno, por exemplo, saiu de linha no fim do ano passado.
No último mês de junho, o hatch compacto teve 37.083 unidades vendidas. O mesmo acontece com o Fiat Palio (36.971 unidades vendidas), que saiu de linha no ano de 2017. Enquanto isso, o Chevrolet Celta, que teve 22.049 unidades usadas vendidas no último mês de junho, deixou de fabricado no Brasil em 2015.
A dupla Ford Ka e Ford Fiesta também são bons exemplos. No último mês, eles tiveram 17.884 e 17.046 unidades vendidas no mercados de usados, respectivamente. Ou seja, são vários os casos de veículos que saíram de linha que ainda possuem uma boa aceitação no mercado.
Carro que está fora de linha desvaloriza pouco?
Em 2021, a plataforma Mobiauto fez um levantamento com preços de 64 veículos – ano/modelo era de 2019 e 2020 – que tinham saído de linha até abril de 2021. Na época, os preços tiveram um crescimento médio de 7%. Segundo o estudo, um Audi A3 Sedan Prestige Plus 1.4 TFSI Flex de 2020, estava custando em 2020 R$ 122.651
No ano seguinte, o mesmo automóvel já valia R$ 147.456. Um crescimento de 20,22%. Enquanto isso, o preço de Toyota Etios X Plus 2020 teve um crescimento de 15,08%. No caso, o modelo custava R$ 50.115 (março de 2020) e passou a valer R$ 57.673 (abril de 2021).
Mas o que pode explicar o fato destes carros terem uma desvalorização menor mesmo após serem retirados de linha?
Em sua coluna no portal Vrum.com.br, o jornalista especializado Joel Leite aponta que um dos motivos para isso acontecer é o fato das marcas não anunciarem o fim da linha dos modelos antes do estoque acabar. Há ainda a questão que alguns destes veículos estarem mais acessíveis hoje do que quando estavam em linha.
Agora, segundo Paulo Roberto Garbossa (consultor de mercado da ADK Automotive, disse, em entrevista ao site Auto Papo, que um carro pode ficar desvalorizado no momento depois de sair de linha, mas o valor volta ao normal do mercado nos momentos seguintes. Garbossa também diz que esta questão depende do mercado.
Com informações de Fenabrave/Vrum/Auto Papo
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.