Carros que saíram de linha desvalorizam mais? Fomos pesquisar!
Confira a seguir o levantamento da variação de preços dos principais carros que saíram de linha em 2021, como Ford Ka e outros, veja detalhes!
Quando um modelo sai de linha, sempre fica aquela dúvida: ainda compensa investir nele? E dependendo da situação, a resposta é sim! Carros que não possuem mais produção ativa não são sinônimos de desvalorização. Na realidade, tudo depende da boa aceitação que o veículo possui no mercado, confira!
Estudo revela que nem sempre os carros que saíram de linha desvalorizam mais
Não tem como negar, o ano de 2021 foi um período atípico para o segmento automotivo como um todo, seja em escala nacional, ou internacional. Muitos modelos saíram de linha, e não podemos deixar de destacar a elevação nos preços, tanto dos novos, quanto dos seminovos e usados.
Sobre esse tópico, fica o questionamento: carros que saíram de linha desvalorizam mais? Segundo um estudo da KBB, nem sempre um modelo que deixou de ter produção ativa, tem valorização maior se comparado com outros veículos similares e ainda em produção.
Para realizar o levantamento, a especialista analisou o índice de desvalorização de oito modelos que tiveram a produção encerrada ainda em 2021, são eles: Ford Ka hatch e sedã, Nissan V-Drive, Toyota Etios hatch e sedã, Volkswagen Up!, Volkswagen Fox e por fim, o Fiat Uno, que encerrou as atividades há poucos dias, ainda em dezembro. Todos os modelos analisados são de 2021 e foram comparados com veículos da mesma categoria e com mesmo ano.
Volkswagen UP! manteve a mesma faixa de preço durante todo o ano
Através dos dados, é possível verificar que, entre janeiro e dezembro, o Volkwagen Up!, subcompacto da montadora alemã praticamente manteve o preço entre os doze meses do ano. Durante o período, o modelo teve uma variação de 0,32% apenas. Para método de comparação, a variação média nacional no último ano foi de 4,57% no segmento. Ou seja, o modelo basicamente manteve-se inalterado.
Seus principais concorrentes, o Fiat Mobi e o Renault Kwid não escreveram a mesma história. O Mobi, assim como inúmeros modelos, valorizou 13,89%, já o Kwid desvalorizou 0,5%.
Ford Ka saiu de linha há um ano e mesmo assim ainda é sinônimo de boa compra
Entre os hatches que saíram de linha, muitos registraram um bom ano. Devido ao fenômeno que aconteceu no setor em 2021, a maioria simplesmente teve os preços aumentados, mesmo após os encerramento das produções. O Ford Ka por exemplo, teve as atividades encerradas ainda em janeiro de 2021, e até dezembro do último ano, segundo a KBB, o hatch valorizou 1,29%.
Outro modelo que merece destaque foi o Fiat Uno. É certo que o veículo só encerrou as atividades já nos 45 do segundo tempo de 2021, porém, o hatch conseguiu uma valorização de 14,19%.
Já o Toyota Etios Hatch teve uma oscilação menor, nesse caso de 0,82%, e o Foz de 8,71%. Para entender melhor o cenário, outros nomes como o Peugeot 208 desvalorizou 2,73%, o Renault Sandero 1,43% e o Gol 1,44%.
Entre os analisados, o segmento de sedãs foi o de maior variação
Como já mencionado, o Ford Ka hatch chegou a ter valorização em 2021, porém, o mesmo não pode ser dito do sedã que desvalorizou 0,77%. No entanto, outro nome que saiu de linha como o Nissan V-Drive, teve valorização acima da média do segmento, chegando a 6,61%.
Modelos que ainda se mantém na ativa como o Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Honda City, tiveram valorização de 5,03%, 14,80% e 7,01% respectivamente.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
Modelos que saíram de linha em 2021 e a variação de preço no período:
Modelo – preço em janeiro – preço em dezembro – variação
Volkswagen Up! – R$ 60.990 – R$ 61.183 – 0,32%
Fiat Uno – R$ 51.325 – R$ 58.476 – 14,19%
Ford Ka – R$ 60.105 – R$ 60.149 – 1,29%
Toyota Etios hatch – R$ 63.342 – R$ 63.792 – 0,82%
Volkswagen Fox – R$ 56.500 – R$ 61.428 – 8,71%
Ford Ka Sedan – R$ 64.754 – R$ 63.923 – -0,77%
Nissan V-Drive – R$ 70.870 – R$ 75.32 – 16,61%
Toyota Etios Sedã – R$ 69.54 – R$ 68.876 – -0,71%
Com informações: KBB e Auto Esporte
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.