Carros que não ficaram com preço de popular mesmo após incentivos 

Alguns carros poderiam entrar na onda do preço de popular com a Medida Provisória do Governo. Veja quais foram.

Alguns fabricantes fizeram verdadeiros malabarismos para obter o incentivo do governo e vender seus carros com “preço de popular”. A Jeep, por exemplo, retirou alguns itens do Renegade Sport, que passou de R$ 134 mil para 119 mil e com o desconto é vendido a R$ 115 mil. Outras fizeram algo semelhante, como a CAOA Cherry que lançou a versão Sport do Tiggo 5x para aproveitar do benefício. 

O Nivus poderia ter usado a mesma estratégia e ter preço de popular. Foto: Divulgação

Carros que perderam a chance de ter preço de popular após incentivos 

Mais marcas poderiam ter se aproveitado do benefício e não o fizeram. O resultado é que muitos dos seus carros ainda continuam com o preço antigo e sem o mesmo destaque daqueles que foram ajustados. 

Ocorre que o limite para se encaixar nas regras da Medida Provisória é justamente custar menos de R$ 120 mil, mas algumas montadoras não quiseram dar o desconto para que os modelos pudessem se encaixar nessa regra. 

As razões são as mais variadas e vão desde pouca margem de lucro, disponibilidade em estoque, uma vez que o programa é temporário e pode não haver tempo hábil para produzir e distribuir determinados carros, estratégia de posicionamento comercial, entre outros. 

Vamos a alguns desses carros que por pouco não entraram na onda dos descontos:

VW Saveiro Cross – R$ 123.080

Enquanto as concorrentes Fiat Strada e Chevrolet Montana apresentaram descontos sensíveis, a Saveiro Cross permaneceu na mesma. A VW até reduziu os valores cobrados pelas versões de entrada da picape, como a Endurance Cabine Plus, vendida atualmente por R$ 95.990.

No entanto, a versão top de linha, a Cross, permanece vendida a R$ 123.080. Se a VW decide reduzir esses R$ 3.080, o preço poderia cair para R$ 112 mil, se considerasse o teto de desconto de R$ 8 mil.  

Honda City Hatch EXL – R$ 125.900

Você entra, você também e você não. Esse foi o critério adotado pela Honda para conceder o desconto para o City. Somente os sedans da linha tiveram redução, já que só ele conta com a versão de entrada EX. Como a linha hatch inicia na versão EXL, não ganhou nenhum incentivo, nem da marca, nem do governo. 

Era só baixar R$ 5.900 para que o hatch tivesse uma redução de até R$ 13.590, chegando às concessionárias por R$ 112.900. O que seria um baita descontão. 

Toyota Yaris XLS: R$ 120.990

A Toyota também não quis tomar nenhuma decisão para o Yaris XLS. Das três versões da linha, duas se enquadraram automaticamente no programa dos carros populares: a básica XL e a intermediária XS. A montadora também poderia incluir a linha XLS na MP apenas baixando R$ 990, mas não quis. 

Versão do Yaris ficou de fora por R$ 990. Foto: Divulgação

VW Nivus Comfortline: R$ 127.390

A VW também perdeu a oportunidade aproveitada pela Jeep e CAOA Chery que reduziram ainda os preços para participar do programa de incentivos. Mas para isso teria que abater R$ 7.390 da versão de entrada Comfortline do Nivus.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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