Carros que não empolgam, mas têm excelentes motores

Você já ouviu falar naquela expressão “Não julgue um livro pela capa”?. Ela pode ser usada sim quando estamos falando sobre carros. Afinal, muitos deles não aparentam ser empolgantes (por conta do visual ou do tamanho), mas possuem um conjunto mecânico interessante. Veja aqui carros que não empolgam, mas têm excelentes motores.

carros que não empolgam, mas têm excelentes motores
Uma lista com carros que não empolgam, mas têm excelentes motores debaixo do capô (Foto: Divulgação/VW)

Confira uma seleção com carros que não empolgam, mas têm excelentes motores

Citroën C4 Lounge

carros que não empolgam, mas têm excelentes motores
Citroën C4 Lounge (Foto: Divulgação/Citroën)

Começamos nossa lista falando de um sedã médio. O Citroën C4 Lounge foi vendido aqui no Brasil entre 2013 e 2020. Este carro tinha alguns atributos interessantes. O bom espaço interno é um deles (2.710 mm de entre-eixos). Sem falar do porta-malas de 450 litros e uma boa lista de equipamentos. Um carro muito bom para pessoas que prezam pelo conforto.

Mas o seu grande ponto positivo estava debaixo do capô. Algumas versões estavam equipadas com o famoso motor 1.6 THP Flex 16V.

VEJA TAMBÉM

Ele podia produzir uma potência máxima de 173 cv e um torque máximo de 24,5 kgfm de torque. Dados da época mostram que o carro podia acelerar de 0 a 100 kmh em 9,1 segundos. A transmissão era uma automática de seis marchas.

Hyundai Azera

carros que não empolgam, mas têm excelentes motores
Hyundai Azera (Foto: Divulgação/Hyundai)

Outro sedã que podemos citar é o Hyundai Azera. O carro foi lançado em 2007 e está sendo comercializado pela Caoa até hoje. Mas iremos falar de sua primeira geração por aqui. Durante seus primeiros anos de Brasil, o carro foi considerado um sonho de consumo por muitos.

Isso porque contava com detalhes sofisticados e um interior bastante espaçoso. Mas não é só isso. O modelo vinha com um motor poderoso. Estamos falando do 3.3 V6 a gasolina, que podia produzir uma potência de 265 cv e um torque máximo de 31 kgfm (dados da linha 2011).

Este carro pode atingir os 100 km/h em 8,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 231 km/h. Sua transmissão é uma automática de seis velocidades.

Peugeot 3008

carros que não empolgam, mas têm excelentes motores
Peugeot 3008 (Foto: Divulgação/Peugeot)

Falamos acima de um carro da Citroën. Agora, chegou a vez de um carro de Peugeot aparecer em nossa lista. Mas precisamente do 3008. A primeira geração do SUV tinha um visual ousado. Ele misturava elementos de um SUV com elementos de uma minivan. E outros detalhes deixavam claro seu lado mais familiar, como o bom espaço interno.

Mas assim como o C4 Lounge, seu lado empolgante estava debaixo do capô: o motor 1.6 THP Flex. Depois das mudanças realizadas em 2012, o propulsor passou a render 165 cv de potência máxima e 24,47 kgfm de torque máximo.

Este fazia o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atingir a velocidade máxima de 202 km/h. O motor está acoplado a um câmbio automática de seis marchas.

Kia Carnival

Kia Carnival (Foto: Divulgação/Kia)

Um outro exemplo de carros que não empolgam, mas têm excelentes motores é a nova Kia Carnival. O modelo foi um dos principais lançamentos da montadora sul-coreana no ano passado. Na quarta geração, a Carnival mede 5,15 m de comprimentos, 1,99 m de largura e 3,09 de altura.

Este modelo, que tem um visual bastante futurista, tem espaço para até oito pessoas. Olhando para a foto acima, você certamente pensará que ela é apenas uma minivan. Mas o carro está equipado com um motor 3.5 V6 , que pode gerar 272 cv de potência e 33,85 kgfm de torque. E seus números são interessantes.

Dados da marca mostram que ela pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km//h. Sua transmissão é uma automática de oito velocidades.

VW Amarok V6

VW Amarok (Foto: Divulgação/VW)

Por fim, falaremos de uma das picapes mais rápidas a venda no Brasil. Já faz tempo que este tipo de carro não serve apenas para fazer entregas. Dois exemplos disso são as versões mais caras da VW Amarok vendidas por aqui. Ao mesmo tempo que se beneficiam da caçamba de 1.280 litros, elas oferecem um ótimo espaço interno.

Sem falar de um pacote de equipamentos de série interessante. Mas estes carros também são velozes. Debaixo do capô está o propulsor 3.0 V6 TDi. Ele pode produzir uma potência máxima de 258 cv e um torque máximo de 59,1 kgfm.

Com este motor, o carro pode atingir os 100 km/h em 7,4 segundos e uma velocidade máxima de 190 km/h. O conjunto mecânico traz ainda uma transmissão automática de oito velocidades.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar