Carros produzidos no Brasil estão proibidos de serem vendidos na Argentina
Entenda a nova decisão da Argentina e veja porque os carros produzidos no Brasil não serão mais vendidos no país!
O governo da Argentina tomou uma decisão que pegou muitos de surpresa. A medida visa proibir a venda de carros que são fabricados no Brasil dentro do território argentino. Essa mudança faz parte de um tentativa de controle sobre as finanças do país.
Com a venda de carros produzidos no exterior impedida, alguns modelos automaticamente não estarão mais disponíveis para a compra. No entanto, há possibilidade de que esse cenário seja revertido, mas sem precisão de quando.
Argenta proíbe venda de carros produzidos no Brasil
O Governo argentino está trabalhando em grandes mudanças para o território nacional em relação à economia do país. Desse modo, recentemente, a mais nova decisão coloca fim na venda de carros que são produzidos fora do país.
Isto é, o Brasil não é o único país que não poderá mais ter carros vendidos na Argentina. Desse modo, somente os carros produzidos dentro do país serão comercializados. O objetivo é evitar a venda de modelos importados.
Neste sentido, a nova decisão visa impedir a saída de dinheiro do país. Ou seja, essas novas barreiras farão com que o dinheiro da população permaneça “girando” entre eles. Teoricamente, os modelos importados fazem com que altas quantias saiam do território nacional.
Saiba quais carros brasileiros entram na lista
Após a nova decisão ter ido a público, a Stellantis, grupo automotivo, anunciou que encerrará de forma temporária a venda de quatro modelos. Isto é, o Brasil é quem exporta os modelos, somente um veio da Europa. São eles:
- Fiat Argo
- Mobi
- Peugeot 208
- Abarth 595 Turismo
Decisão poderá ser permanente?
De acordo com uma nota publicada pela própria Stellantis, a decisão não é permanente. Ou seja, a venda não está disponível nesse momento, mas poderá voltar. Contudo, ainda não é possível saber quando.
“Stellantis interrompeu momentaneamente a comercialização dos modelos em função do contexto específico da Argentina, com a priorização da venda dos carros produzidos localmente. Tão logo o cenário se estabilize, os veículos importados devem voltar a ser comercializados naquele país.”, informou o grupo automotivo.
‘Perda’ pode não ser significativa para Stellantis
Ainda que a volta das vendas do grupo automotivo seja uma possibilidade, o cenário contrário não seria uma ‘grande perda‘. Isso porque, atualmente, o Fiat Cronos e o Peugeot 208 são os veículos mais vendidos no país.
Entretanto, o cenário atual indica que a volta das vendas será sim possível. Contudo, só será possível ter a total certeza quando o governo da Argentina der um novo pronunciamento favorável à decisão final.
Fique por dentro: Carro sucesso no Brasil também faz bonito lá fora