Carros presidenciais: relembre o imponente automóvel do presidente Castelo Branco

Relembre os detalhes do carro do presidente Castelo Branco. Veja também alguns outros carros presidenciais que fizeram parte da história dos líderes do Brasil.

Carros presidenciais: veja o modelo de Castelo Branco

Carros presidenciais: veja o modelo de Castelo Branco (Foto: Itamaraty Executivo / Divulgação)

Carros presidenciais: conheça os detalhes do carro de Castelo Branco

No dia em que o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco fez sua primeira visita a São Paulo, em 1966, após assumir a presidência da República, o modelo Itamaraty Presidencial, se tornou o primeiro carro brasileiro a fazer parte da frota do Palácio do Planalto.

Na época, a indústria automobilística brasileira completava nove anos de atividades e, o norte-americano Wiliam Max Pearce, presidente da empresa, deu ordens para o desenvolvimento do automóvel, sob o comando dos estilistas Carlos Mauro de Araújo e Luiz Nemorino Mora e, para a parte mecânica, do engenheiro José Bento Huck.

Seguindo as características básicas dos carros presidenciais, o Itamaraty Executivo foi um automóvel equipado com motor de 3 litros e câmbio de quatro marchas.

Além disso, a maior distância entre eixos era responsável por muito conforto interno, que também contava com sistema de ar-condicionado, bancos revestidos em couro e compartimento traseiro para garrafas de água, refrigerantes e alguns petiscos.

Alguns meses depois, quando ficou pronto, a Willys-Overland do Brasil fez a entrega em solenidade realizada no Palácio do Planalto e o Itamaraty Presidencial ganhou um espaço na garagem ao lado de Cadillac, Lincoln Continental, Ford Town Car e Rolls-Royce, e quebrou uma tradição de um ambiente restrito a carros importados.

O Itamaraty Presidencial também foi utilizado nas posses de Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, e também em outros compromissos oficiais dos presidentes.

Além de ter sido o primeiro automóvel nacional a transportar presidentes da República, também inaugurou a fase de carros menos sofisticados, mas de muito luxo também, como ocorreu com o Chevrolet Monza, nos modelos nacional e importado. Itamar Franco, preferia utilizar um Chevrolet Opala da frota presidencial.

Com o uso do Itamaraty Presidencial a indústria nacional passou a ter presença mais forte na frota do governo. No transporte diário e convencional eram trasladados em modelos Ford Galaxie, principalmente por Figueiredo e João Sarney.

Carros presidenciais: veja o modelo de Castelo Branco

(Foto: Itamaraty Executivo / Divulgação)

Outros carros que fizeram parte da história presidencial do Brasil

Os carros presidenciais no Brasil começaram a ser utilizados em 1907, no governo do presidente Affonso Pena, um modelo C.G.V (Charron, Girardot & Voigt) e, em seguida, pelo marechal Hermes da Fonseca, em 1910.

Depois vieram um Renault Type CB, Lincoln Continental, Ford Town Car e até um Rolls-Royce conversível, marca utilizada transportando presidentes e importantes visitantes por mais de 70 anos.

Os automóveis Rolls-Royce foram utilizados nas posses de Café Filho, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Baptista Figueiredo, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Ignácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro.

No governo de Fernando Henrique Cardoso os carros mais utilizados foram os modelos Chevrolet Omega, inicialmente o modelo nacional e, algum tempo depois, o Omega produzido na Austrália.

Os Roll-Royce foram utilizados em importantes compromissos oficiais e também conduziram chefes de estado estrangeiros como o presidente francês Charles de Gaulle, em 1964, e a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, em 1968.

Carros presidenciais: veja o modelo de Castelo Branco

(Foto: Rolls-Royce Presidencial / Divulgação)

Conteúdo desenvolvido com base no podcast Muito Além de Rodas e Motores

 

 

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Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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