Carros por assinatura nem sempre compensam; saiba motivos

O serviço de carros por assinatura pode ser vantajoso para quem quer mais praticidade e um carro novo na garagem, mas nem sempre compensa.

Quem deseja ter sempre um carro novo na garagem e não se preocupar com o pagamento de impostos e contratação de seguro, os carros por assinatura podem ser uma boa escolha. No entanto, a modalidade de compra nem sempre compensa. É preciso estar atento com a quilometragem permitida, franquia de seguro e possíveis personalizações.

Carros por assinatura: modalidade ganha força, mas é preciso tomar cuidado com as desvantagens

Investir em um carro próprio demanda um investimento de mais de R$ 63 mil. Além disso, questões burocráticas como lidar com impostos, manutenção, revisão e seguro, podem fazer com que a modalidade de carros por assinatura seja atrativa.

Alan Lewkowicz, administrador de empresas e CEO da ComparaCAR, explica que o carro por assinatura é uma forma de aquisição de um automóvel, onde é investido um valor mensal por um tempo determinado. Nessa leitura, fica o questionamento, então, entre a diferença de assinar um carro ou comprar.

“Há empresas, como as locadoras que conseguem comprar o veículo com desconto, obtendo vantagens em ter custos diluídos na sua estrutura. Logo, com um custo menor, conseguem oferecer uma mensalidade atraente para o cliente.

No entanto, é imprescindível fazer a conta e ver se bate, porque tudo vai depender também do modelo, do ano e de outras variáveis para entender se, matematicamente, vale a pena ou não.” Revela Alan.

Pagar uma assinatura de um automóvel, ao invés de comprá-lo, também pode ser mais atraente do ponto de vista do mercado atual, principalmente para quem dispõe do recurso para adquirir um carro à vista, pois, devido às elevadas taxas de juros, é mais vantajoso deixar o dinheiro investido para render.

Modalidade é vantajosa para quem quer ter um carro novo sempre (Foto: Freepik)

O que avaliar ao decidir investir na assinatura de um carro?

Porém, em meio a facilidade que a modalidade oferece, bem com a possibilidade de sempre ter um carro novo na garagem, é preciso conhecer o lado negativo dos carros por assinatura.

O primeiro deles e mais óbvio é que ao fim do contrato e dinheiro investido, você não terá um veículo. Caso fosse comprado, o modelo poderia ser usado para revender, caso fosse um carro próprio.

Além disso, para o que modelo não seja tão depreciado, as locadoras estipulam um limite de quilometragem permitida, seja ao ano ou por mês. Dessa forma, se você roda muito, talvez o serviço de carro por assinatura não compense tanto.

No quesito seguro, é preciso ficar atento ao valor da franquia e cobertura contratada, que pode variar no comparativo com o que é oferecido em um carro próprio.

A personalização é outro fator que deve ser levado em conta. Em caso de carros por assinatura, a maioria das empresas exigem que os veículos sejam devolvidos nas mesmas condições em que foram entregues, ou seja, nada de adaptações.

Se você busca por privacidade e segurança, por exemplo, as películas automotivas são um item indispensável. No entanto, verifique se o carro contratado já possui o item, ou se a empresa possibilita a aplicação do item.

É preciso avaliar o lado negativo do tipo de contratação (Foto: Freepik)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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