Carros polêmicos do mercado nacional
Acidentes, recalls, falta de segurança ou projetos obsoletos são alguns pontos que contribuem para a má fama de um veículos. No Brasil, modelos de várias marcas tiveram algum problema e, embora muitos tenham mantido os bons números de vendas e possuam qualidades inquestionáveis, os defeitos e as polêmicas acabaram manchando suas reputações para sempre. Na galeria abaixo, mostramos 11 automóveis controversos.
- Effa M100: um dos primeiros veículos chineses a desembarcar no Brasil, em 2008, o M100 era para se chamar Ideal, como na China e no Uruguai, porém, a Fiat entrou com processo e impediu que ele tivesse esse nome, alegando ser muito similar ao do Idea; como se não bastasse essa polêmica, o modelo sofreu pesadas críticas por ser considerado inseguro e utilizar materiais pobres e de baixa qualidade em seu acabamento |Foto: harry_nl via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
- Fiat Marea: sucessor do Tempra, o veículo era um dos mais modernos do mercado nacional no final dos anos 1990, sendo que por quase uma década tambem foi o mais potente do Brasili (versão turbo de 182 cv), mas foi justamente essa modernidade toda que lhe traiu; com mecânica complexa, somada ao alto custo de manutenção, ele teve sua reputação manchada e nunca conseguiu ser um sucesso em vendas |Foto: Divulgação
- Fiat Stilo: lançado no Brasil em 2002 e descontinuado em 2010, o Stilo teve que passar por um grande recall; diversos acidentes foram relacionados à soltura da roda traseira, devido a um defeito de fabricação na peça; a justiça obrigou a montadora a convocar cerca de 50 mil unidades para a substituição dos cubos das rodas dos modelos, em 2010 |Foto: Divulgação
- Fiat Tipo: em janeiro de 1995, o modelo chegou até a superar o Gol em vendas no País, tamanha era a sua popularidade; um ano depois, no entanto, a marca italiana teve de convocar um recall após mais de 100 casos de incêndio, decretando o fim do sucesso do hatch |Foto: Divulgação
- Hyundai Veloster: anunciado em 2011 para o mercado nacional, o Veloster causou polêmica não apenas pelo visual futurista e de três portas, mas também por causa de seu motor; no comercial de lançamento, a Hyundai Caoa destaca 140 cv de potência, mas, na verdade, a versão brasileira utilizava o motor 1.6 de 128 cv, o mesmo que equipa o HB20 e o Kia Soul; a frustração dos consumidores gerou inúmeras reclamações e alguns processos, fazendo com que a marca coreana decidisse parar a importaçãod o cupê em 2014 |Foto: Divulgação
- Toyota Corolla: proprietários da geração anterior do sedã médio, atual líder de vendas no segmento, relataram, entre 2009 e 2010, que seus veículos aceleravam espontaneamente, causando acidentes; o problema era provocado pelo tapete, que prendia no acelerador; por conta disso, a justiça brasileira determinou que a montadora realizasse um recall |Foto: Divulgação
- Volkswagen Amarok: em 2015 foi descoberto que mais de 11 milhões de carros do grupo VW (inclui ainda Audi, Seat e Skoda) possuiam um software que adulterava os níveis de consumo dos veículos movidos a diesel; no Brasil, o único carro afetado foi a Amarok; segundo a empresa, 17.035 unidades comercializadas por aqui entre 2011 e 2012 têm este dispositivo, mas já foram convocadas para recall |Foto: Divulgação
- Volkswagen Fox: ainda na primeira versão do hatch, uma polêmica surgiu envolvendo o sistema de rebatimento do banco traseiro; o caso estourou em 2008, quando diversos proprietários alegaram que tiveram partes dos dedos decepados pelo dispositivo; depois de muita insistência, a marca alemã anunciou um recall para a substituição da peça |Foto: Divulgação
- Volkswagen Fusca: apelido que virou nome oficial, era uma variação de “Folks” ou Volks em alemão, devido ao fato do “V” ter som de “F” na língua germânica |Foto: Divulgação
- Volkswagen Gol (G5): no lançamento da primeira versão da atual geração do Gol, em 2008, proprietários relataram que o pedal de freio endurecia durante o uso, o que obrigou a marca alemã a realizar um recall para evitar acidentes |Foto: Divulgação
- Volkswagen Voyage: assim como aconteceu com o Gol, proprietários do Voyage relataram o mesmo problema nos freios em 2008; por conta disso, o modelo também foi incluído na campanha de recall |Foto: Divulgaçãonn
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.