Carros podem ficar mais baratos com redução do IPI
Veja como a redução do IPI divulgada no último dia 25 de fevereiro, pode afetar o preço final dos veículos e o seu impacto na indústria.
Na última sexta-feira, foi publicado do Decreto responsável por reduzir as alíquotas praticadas no IPI, dessa forma, a tendência é que os carros fiquem mais baratos. Veja o que fala o especialista da Bright Consulting.
Redução do IPI pode deixar os carros mais baratos?
O Governo Federal publicou o Decreto nº 10.979 na última sexta-feira, 25 de fevereiro, no qual as alíquotas vigentes do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) serão reduzidas em 25% para a grande maioria dos produtos. De acordo com as normas e tendo em vista políticas de incentivo vigentes, para alguns veículos as alíquotas serão reduzidas em 18,5%.
Mas de fato, qual será o impacto no valor final dos veículos? Para nos dar uma clareza a mais sobre o tema, a Bright Consulting, empresa especializada em análise do setor automotivo, divulgou uma tabela após análise preliminar do decreto. Através dela é possível ter uma noção do real impacto em cada categoria.
De acordo com os dados, um carro 1.0 litros por exemplo, onde atualmente tem um percentual de alíquota de 7%, terá uma redução de 1,21%, chegando a um percentual final de 5,705%.
Já carros acima de 1.0 e até 2.0 litros, hoje possuem um tributo taxado em 11%, no entanto, serão reduzidos a 8,96%, diferença de 1,83%.
De acordo com o Chief Strategy Officer da Bright, Cassio Pagliarino, “Considerando elasticidades ao redor de 3:1 e a média de IPI recolhido ao redor de 10%, o efeito médio em preços será de 1,7-1,8% e o volume total poderá se elevar em 5%. Naturalmente, o efeito em cada segmento será diferente: o segmento de entrada tem elasticidade maior, porém a redução de preços é menor. Nos segmentos onde o IPI atual é maior, as reduções também serão maiores, mas a elasticidade é menor do que nos segmentos de entrada.”
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Redução do IPI pode gerar mais controle dos preços e será favorável à indústria
Ainda de acordo com ele, a redução do IPI vem em um bom momento, tendo em vista os baixos números da indústria nos dois primeiros meses do ano. Para o especialista a redução pode proporcionar um crescimento entre 100 e 150 mil unidades de veículos esse ano.
“Com todos os aumentos de preços efetuados durante a pandemia e principalmente pela escassez de componentes, os veículos vinham sendo comercializados até dezembro do ano passado com margens cheias, tanto para montadora quanto para concessionários. Dentro desse cenário, é provável que a redução do IPI seja repassada integralmente pelas montadoras e importadoras para os consumidores.”
Segundo a Secretaria Especial da Receita Federal, a estimativa do impacto desta medida é de R$ 19,6 bilhões em 2022. A diminuição proporcional das alíquotas do IPI possibilita o aumento da produtividade, menor assimetria tributária intersetorial e mais eficiência na utilização dos recursos produtivos. Essa redução tributária ocorre após a elevação da arrecadação dos tributos federais observada ao longo do ano passado, e não afetará a solvência da dívida pública e o compromisso do governo federal com a consolidação fiscal.
Pagliarino também comenta que junto com as melhorias das condições para aquisição de insumos, e um equilíbrio nos estoques, a redução do IPI pode gerar preços mais controlados, resultando em benefícios ao consumidor.
Com informações: Governo Federal e Bright Consulting
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.