Carros PCD: modelos Chevrolet que estão dentro do teto do IPI

Após a Lei 14.183 ser sancionada, o teto de carros PCD aumentou para R$ 140 mil. Uma das marcas que sempre apostaram neste mercado foi a Chevrolet. 

Já faz um tempo que pessoas com deficiência podem pedir a isenção do IPI na hora de comprar o veículo. Anteriormente, o valor máximo do automóvel teria que ser R$ 70 mil. Porém, após a Lei 14.183 ser sancionada, ele aumentou para R$ 140 mil. Uma das marcas que sempre apostaram no mercado de carros PCD foi a Chevrolet.

Com o novo teto, a oferta de veículos aumentou. Até as versões mais sofisticadas entraram para o catálogo de opções. Pensando nisso, o Garagem360 irá mostrar todos os modelos que estão dentro do teto do IPI. Vale ressaltar também que apenas veículos automáticos podem ser adquiridos. Ou seja, o Joy e o Joy Plus, por exemplo, não aparecem na lista.

Foto: Divulgação/Chevrolet

Carros PcD: modelos Chevrolet 

Carros PCD: Onix e  Onix Plus

Foto: Divulgação/Chevrolet

Começamos a nossa lista com o carro mais vendido de 2020. Apesar da crise dos semicondutores, o Chevrolet Onix ainda pode ser uma boa opção na comprar o veículo. Um dos seus principais atributos é o econômico motor 1.0 turbo. Ele pode gerar uma potência máxima de 116 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 16,8 kgfm a 2.000 giros.

A versão LT, que é a mais barata, já vem com a central multimídia MyLink (tela touchscreem de oito polegadas), por exemplo. Sem falar da direção elétrica, volante multifuncional com regulagem de altura e seis airbags.

Ainda possível encontrar outros itens bastante interessantes nas outras versões. Esse é o caso do sensor crepuscular (a partir da LTZ), dos faróis de neblina (a partir da LTZ), câmera de ré (a partir da LTZ), faróis com projeto (a partir da Premier), sensor de estacionamento (a partir da Premier), sistema OnStar (a partir da Premier), ar-condicionado digital automático (exclusivo da Premier II), detector de ponto cego (exclusivo da Premier II) e Easy Park (exclusivo da Premier II).

Veja abaixo os preços do Onix e Onix Plus (com isenção do IPI)

  • LT = Onix (R$ 72.607) e Onix Plus (R$ 77.355)
  • LTZ = Onix (R$ 75.981) e Onix Plus (R$ 80.719)
  • Midnight = Onix (R$ 76.906) e Onix Plus (R$ 83.943)
  • Premier = Onix (R$ 80.719) e Onix Plus (R$ 84.953)
  • Premier II = Onix (R$ 84.000) e Onix Plus (R$ 88.093)

Spin

Foto: Divulgação/Chevrolet

Outro modelo da marca é a Spin. A minivan foi lançada por aqui em 2012. Anos depois, ela sofreu sua primeira e única reestilização. O veículo se destaca pelo seu amplo espaço interno. Quem garante isso é o seus 2.620 mm de entre-eixos. Outro detalhe importante é que ela possui versões tanto para cinco pessoas quanto para sete.

Sob o capõ está o motor 1.8 8V (que pode gerar 111 cv de potência máxima e 17,7 kgfm de torque). O câmbio sempre será o automático de seis marchas.

O modelo LS vem de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, airbag duplo, freios ABS, controles de tração e estabilidade, e entre outros. Na versão intermediária (Premier), o dono irá encontrar volante multifuncional, rodas de liga-leve de 16 polegadas, computador de bordo, central multimídia MyLink, câmera de ré, sensor de chuva e entre outros. Por fim, o carro trás duas versões aventureiras: Activ 5 e Activ 7.

Veja abaixo os preços da Spin (com isenção do IPI)

  • LS = R$ 80.594
  • Premier = R$ 97.441
  • Activ 5 = R$ 95.666
  • Activ 7 = R$ 99.396

Tracker

Foto: Divulgação/Chevrolet

Outro veículo da montadora que já foi oferecido na linha de carros PCD da marca é o Tracker. O SUV compacto também é um dos lançamentos mais recentes da marca. Na linha atual, ele é oferecido em duas opções de motorização. O motor 1.0 turbo (116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque) pode ser encontrado nas configurações LT, LTZ e Premier. Enquanto isso, o modelo top de linha (que também se chama Premier) usa um 1.2 turbo (133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque).

A versão LT já traz itens bastante úteis. Por exemplo: ar-condicionado, direção elétrica, seis airbags, volante mulifuncional, luzes de condução diurna (em LED) e rodas de liga leve de 16 polegadas, computdor de bordo (tela TFT de 3,5 polegadas), central multimídia MyLink de touchscreem, Wi-FI integrado e entre outros.

Enquanto isso, as outras versões podem oferecer: bancos revestidos parcialmente em couro (a partir do modelo LTZ); detector de ponto cego (a partir do modelo LTZ); ar-condicionado digital automático (a partir do modelo Premier); Easy Park (a partir do modelo Premier); sensor de chuva (a partir do modelo Premier) e tetor solar panorâmico (exclusivo do modelo Premier 1.2).

Veja os preços do Tracker (com os 7% de bônus + isenção do IPI)

  • LT = R$ 91.608,72
  • LTZ = R$ 99.318,42
  • Premier 1.0 Turbo = R$ 106.776,09
  • Premier 1.2 Turbo = R$ 110.116,65

Carros PCD: Cruze e Cruze Sport6

Foto: Divulgação/Chevrolet

Por fim, dois representantes de categorias pouco lembradas. O Chevrolet Cruze agora também é um dos carros PCD. Apesar de não estar entre os mais vendidos dentre os sedãs médios, o veículo ainda tem a sofisticação como seu principal ponto positivo. Já o Cruze Sport6 se destaca pela esportividade.

Para modalidade PCD, apenas duas versões podem ser adiquiridas. A LT já vem bastante completa. Ela traz ar-condicionado digital automático, direção elétrica, central multimídia MyLink, bancos de couro, câmera de ré, quatro airbags, freios ABS, controle de estabilidade (e tração), assistente de partida em rampa e entre outros.

Já a versão intermediária (LTZ) vem de série com os mesmos itens da configuração anterior. Porém, adiciona grade exclusiva (Cruze Sport6, rodas escurecidas, faróis com projetor, luzes de condução diurna, lanternas em LED, airbag de cortina e entre outros.

Veja os preços do Cruze e do Cruze Sport6 (com os 7% de bônus + isenção do IPI)

  • LT = R$ 101.109,60
  • LTZ = Cruze Sport 6 (R$ 112.512,33) e Cruze sedã (R$ 111.515,37)
Com informações do site Mundo do Automóvel PCD
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile