Carros PcD: entenda como funciona o seguro para a categoria
Com mais opções de veículos adaptados, seguros garantem proteção e tranquilidade para Pessoas com Deficiência (PcD)
Veículos adaptados têm transformado a mobilidade para milhões de brasileiros. Descubra como os seguros acompanham essa evolução, oferecendo segurança e benefícios alinhados às necessidades das PcD.
Seguro para carros adaptados
Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) em parceria com o IBGE, o Brasil possui cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com 2 anos ou mais.
Esse grupo representa 8,9% da população dentro dessa faixa etária. Para facilitar a mobilidade dessas pessoas, existe a possibilidade de adquirir carros adaptados.
Com o crescimento das opções de veículos adaptados para atender às necessidades das Pessoas com Deficiência (PcD), surge a dúvida sobre como funciona o seguro para esses automóveis.
Assim como os veículos convencionais, os carros adaptados podem ser protegidos por seguros que cobrem roubos, furtos e acidentes, garantindo maior segurança e tranquilidade aos proprietários.
Além disso, o seguro pode ser contratado mesmo que a pessoa com deficiência seja apenas passageira, não necessariamente condutora do veículo.
“Os veículos adaptados, que contam com modificações específicas para facilitar a mobilidade e a direção, podem ser adquiridos com isenções de impostos. Essas isenções podem reduzir o valor do automóvel em até 30%. Apesar dessas particularidades, o seguro para carros PcD segue a mesma lógica do seguro auto convencional, garantindo cobertura contra perdas parciais e totais”, explica Leonardo Miotto, líder de produto da Pier, seguradora que tem a missão de mudar a relação dos brasileiros com os seguros.
Coberturas adicionais, como assistência 24 horas, reboque e carro reserva, também estão disponíveis para veículos adaptados, sem alterações nas regras ou restrições.
Contudo, o valor do seguro pode variar conforme o tipo de adaptação do veículo, principalmente em casos de equipamentos de alto custo.
“A evolução das coberturas para esses carros reflete um movimento importante do setor em direção à acessibilidade e à inclusão. Garantir que PcDs possam circular com segurança e respaldo financeiro, sem restrições e com direitos iguais, não só amplia a oferta de serviços, mas também reforça o compromisso das seguradoras com a excelência e equidade no atendimento”, finaliza Miotto.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.