Novos carros PCD: 5 carros até R$ 140 mil que valem a compra
Novos carros PCD: Considerando o novo teto para carros PCD. o Garagem360 decidiu fazer um pequeno guia com 5 carros até R$ 140 mil...
Já faz um tempo que as montadoras oferecem descontos exclusivos para quem possui algum tipo de deficiência e quer adquirir um veículo 0km. Anteriormente, os descontos valiam para carros que custavam até R$ 70 mil. Porém, a situação mudou. Na última semana (mais precisamente no dia 04/06), a Câmara de Deputados aprovou o aumento do teto, que será de R$ 140 mil por meio da Medida Provisória 1034/21, que altera a lei 8.989 de 1995. O Senado é quem fará a votação final. Pensando nisso, o Garagem360 decidiu fazer um pequeno guia com os novos carros PCD e com 5 opções até R$ 140 mil que valem a compra.
Novos carros PCD: 5 carros até R$ 140 mil que valem a compra
Vale lembrar que as pessoas que podem adquirir um veículo PCD são: pessoas com deficiências físicas, deficiências visuais, deficiências mentais severas e autistas. Elas precisam possuir um laudo médico e emitir uma CNH especial, além de solicitar a isenção do IPI e do ICMS.
Com esse aumento do valor, alguns carros mais completos entrarão na lista de beneficiados. Entre eles a grande variedade de SUVs compactos e sedãs médios. Claro, existe a possibilidade também de quando a nova regra começar a valer, as marcas lançarem versões mais em conta de veículos que ultrapassam este valor.
Hyundai Creta Prestige
Começamos a lista dos novos carros PCD com um dos SUVs compactos mais vendidos do País. O Hyundai Creta fica apenas atrás do Jeep Renegade no ranking de mais vendidos da categoria. Porém, é um dos poucos que a versão top de linha custam menos do teto para carros PCD. Ao contrário dos outros modelos da linha, usa o motor 2.0 Dual CCVT Flex. Sua potência máxima é de 166 cv e 6.200 kgfm de torque.
Novos carros PCD: Chevrolet Onix Plus Premier II
Antes das mudanças da lei, o Chevrolet Onix Plus era um dos carros que poderia ser encontrados com condições especiais para o público PCD. Agora, com o aumento do teto, você pode levar para casa a versão mais completa do veículo. Atualmente, o modelo Premier II está custando a partir de R$ 95.590. Um dos seus destaques é o eficiente motor 1.0 turbo.
Além do câmbio automático de seis velocidades, o carro oferece alguns mimos, como o alerta de ponto cego, seis airbags, sensores de estacionamento (dianteiro, lateral e traseiro), central multimídia MyLink, Easy Park e sistema OnStar.
Chevrolet Cruze Sport6 LTZ
Seguimos com um dos únicos sobreviventes de uma categoria que passou a ser bastante rara no Brasil. O Cruze Sport6 foi lançado em 2012 e está em sua segunda geração (do mesmo modo que seu irmão). Sua versão intermediária é a LTZ e ela custa a partir de R$ 130.430. Ele usa um motor 1.4 Ecotec Turbo Flex, que tem potência máxima de 153 cv a 5.200 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm da 2.000 rpm. De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinge a velocidade máxima de 214 km/h.
Seu câmbio é o automático de seis velocidades. Seu pacote de itens de série oferece as mesmas vantagens do modelo acima.
Honda Civic EXL
Prefere um sedã médio? Sem problemas! O Honda Civic é o segundo carro mais vendido da montadora japonesa e está em sua décima segunda geração. Dois dos seus principais pontos positivos são o amplo espaço interno (entre-eixos de 2.700 mm) e o porta-malas, que tem capacidade para 520 litros. Debaixo do capô, você encontrará o propulsor 2.0 16v SOHC i-VTEC Flex, que produz 155 cv de potência.
O Civic EXL é o mais caro que usa este tipo de motor (R$ 133.600) e vem de série com alguns itens bastante úteis. Por exemplo: luz de condução diurna, seis airbags, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros), ar-condicionado dual-zone automático e painel de instrumentos de sete polegadas (tela TFT).
Novos carros PCD: Caoa Chery Tiggo 7
Por fim, um dos concorrentes do Jeep Compass é um dos 5 carros até R$ 140 mil que valem a compra. O Caoa Chery Tiggo 7 possui um porte imponente e tem interior de carro premium. Atualmente, ele custa a partir de R$ 135.900 e é o SUV médio mais barato do mercado. Ele usa o motor 1.5L VVT turbo Flex, que pode produzir 150 cv (etanol) de potência e torque máximo é de 21,4 kgfm. Sua transmissão é a automática de dupla embreagem de seis velocidades.
Dentre seus principais equipamentos de série, destaque para o ar-condicionado dual zone, bancos com revestimento Premium, câmera de ré 360º, seis airbags e sensor de estacionamento.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.