A compra de um automóvel envolve uma série de fatores. Gostos pessoais, orçamento disponível e necessidade de uso no dia a dia são alguns dos critérios mais usados na hora de escolher entre um carro zero quilômetro e um modelo usado.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.
O Garagem360 e Lorelay Lopes, head de negócios do UP Consórcios, fintech da Embracon que oferece crédito para a aquisição de bens, reuniram as principais vantagens e desvantagens dos carros novos e seminovos. Confira!
Carros novos
Principais vantagens
- Certeza de um veículo em ótimas condições. Evita idas indesejadas ao mecânico e dores de cabeça com peças danificadas;
- As garantias são mais amplas: dificilmente o proprietário terá algum tipo de problema com as funções que já vêm de fábrica (pelo menos, em um primeiro momento);
- Possibilidade de personalizar de acordo com a oferta de kits complementares. Entre eles, ar-condicionado, direção, câmbio automático e bancos de couro;
- Selecionar a numeração final da placa – uma boa vantagem especialmente em cidades grandes, que funcionam com rodízios durante a semana.
Principais desvantagens
- Desvalorização. Ao sair da concessionária, o veículo pode perder até 20% de seu valor final;
- O valor do carro é mais elevado do que o de um seminovo com um ou dois anos de uso;
- Os valores de seguro, IPVA e documentações gerais tendem a ser mais caros.
Carros seminovos
Principais vantagens
- Ideal para quem pretende ter um automóvel confortável, mas não quer pagar um valor elevado por um carro zero quilômetro;
- Além de custar menos do que um veículo novo, o seminovo, muitas vezes, ainda conta com a garantia da fábrica (que, em alguns casos, ultrapassa os cinco anos);
- O seminovo é a melhor pedida para quem costuma trocar de carro com frequência. Afinal, ele tem um índice de desvalorização bem menor que o de modelos zero quilômetro.
Principais desvantagens
- Apresenta maior risco de idas ao mecânico;
- É preciso muita atenção antes de comprar um modelo usado. O ideal é fazer uma vistoria com um especialista antes da aquisição, para ver se o veículo realmente se encontra em boas condições.
LEIA MAIS: Carros seminovos, com até 2 anos de uso, tendem a valorizar durante a crise
Hyundai Elevate: carro futurista tem rodas e pernas; veja detalhes
25 carros seminovos que custam até R$ 50 mil
-
-
Chevrolet Cobalt Elite 1.8 AT 2017 – R$ 49.890 |Foto: Divulgação/Chevrolet
-
-
Chevrolet Cobalt Elite 1.8 AT 2017 – R$ 49.890 |Foto: Divulgação/Chevrolet
-
-
Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 2018 – R$ 48.900 |Foto: Divulgação/Chevrolet
-
-
Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 2018 – R$ 48.900 |Foto: Divulgação/Chevrolet
-
-
Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2017 – R$ 49.990 |Foto: Divulgação/Chevrolet
-
-
Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2017 – R$ 49.990 |Foto: Divulgação/Chevrolet
-
-
Chevrolet Spin Advantage 1.8 AT 2018 – R$ 50 mil |Foto: Divulgação/Chevrolet
-
-
Chevrolet Spin Advantage 1.8 AT 2018 – R$ 50 mil |Foto: Divulgação/Chevrolet
-
-
Citroën C4 Lounge Origine 1.6 THP AT 2017 – R$ 46.950 |Foto: Divulgação/Citroën
-
-
Citroën C4 Lounge Origine 1.6 THP AT 2017 – R$ 46.950 |Foto: Divulgação/Citroën
-
-
Fiat Argo Drive 1.0 2019 – R$ 41.900 |Foto: Divulgação/Fiat
-
-
Fiat Argo Drive 1.0 2019 – R$ 41.900 |Foto: Divulgação/Fiat
-
-
Fiat Doblò Essence 1.8 2017 – R$ 49.800 |Foto: Divulgação/Fiat
-
-
Fiat Doblò Essence 1.8 2017 – R$ 49.800 |Foto: Divulgação/Fiat
-
-
Fiat Strada Hard Working CS 1.4 2018 – R$ 39.890 |Foto: Divulgação/Fiat
-
-
Fiat Strada Hard Working CS 1.4 2018 – R$ 39.890 |Foto: Divulgação/Fiat
-
-
Fiat Uno Way 1.0 Firefly 2018 – R$ 32.990 |Foto: Divulgação/Fiat
-
-
Fiat Uno Way 1.0 Firefly 2018 – R$ 32.990 |Foto: Divulgação/Fiat
-
-
Ford Ka SE 1.0 2019 – R$ 39.900 |Foto: Divulgação/Ford
-
-
Ford Ka SE 1.0 2019 – R$ 39.900 |Foto: Divulgação/Ford
-
-
Ford Ka SE Plus 1.5 AT 2019 – R$ 47.990 |Foto: Divulgação/Ford
-
-
Hyundai HB20S Comfort Plus 1.6 AT 2017 – R$ 47 mil |Foto: Divulgação/Hyundai
-
-
Hyundai HB20S Comfort Plus 1.6 AT 2017 – R$ 47 mil |Foto: Divulgação/Hyundai
-
-
Nissan March SL 1.6 CVT 2018 – R$ 49 mil |Foto: Divulgação/Nissan
-
-
Nissan March SL 1.6 CVT 2018 – R$ 49 mil |Foto: Divulgação/Nissan
-
-
Nissan Versa SV 1.6 CVT 2017– R$ 42.999 |Foto: Divulgação/Nissan
-
-
Nissan Versa SV 1.6 CVT 2017– R$ 42.999 |Foto: Divulgação/Nissan
-
-
Peugeot 208 Active Pack 1.2 2017 – R$ 39 mil |Foto: Divulgação/Peugeot
-
-
Peugeot 208 Active Pack 1.2 2017 – R$ 39 mil |Foto: Divulgação/Peugeot
-
-
Peugeot 408 Business 1.6 THP AT 2017 – R$ 46.500 |Foto: Divulgação/Peugeot
-
-
Peugeot 408 Business 1.6 THP AT 2017 – R$ 46.500 |Foto: Divulgação/Peugeot
-
-
Renault Duster Dynamique 2.0 AT 2017 – R$ 49.900 |Foto: Divulgação/Renault
-
-
Renault Duster Dynamique 2.0 AT 2017 – R$ 49.900 |Foto: Divulgação/Renault
-
-
Renault Fluence Dynamique Plus 2.0 CVT 2017 – R$ 49 mil |Foto: Divulgação/Renault
-
-
Renault Fluence Dynamique Plus 2.0 CVT 2017 – R$ 49 mil |Foto: Divulgação/Renault
-
-
Renault Kwid Zen 2018 – R$ 31.900 |Foto: Divulgação/Renault
-
-
Renault Kwid Zen 2018 – R$ 31.900 |Foto: Divulgação/Renault
-
-
Renault Sandero Stepway 1.6 2017 – R$ 41.990 |Foto: Divulgação/Renault
-
-
Renault Sandero Stepway 1.6 2017 – R$ 41.990 |Foto: Divulgação/Renault
-
-
Toyota Etios XLS 1.5 AT 2018 – R$ 47.900 |Foto: Divulgação/Toyota
-
-
Toyota Etios fora de linha(Foto: Divulgação/Toyota)
-
-
Volkswagen Fox Connect 1.6 2018 – R$ 41.900 |Foto: Divulgação/VW
-
-
Volkswagen Fox Connect 1.6 2018 – R$ 41.900 |Foto: Divulgação/VW
-
-
Volkswagen Gol 1.6 2019 – R$ 38.700 |Foto: Divulgação/VW
-
-
Volkswagen Gol 1.6 2019 – R$ 38.700 |Foto: Divulgação/VW
-
-
Volkswagen Polo 1.6 MSI. (Foto: Divulgação / VW).
-
-
Volkswagen Polo 1.6 MSI 2018 – R$ 46.900 |Foto: Divulgação/VW
-
-
Volkswagen Up Move 1.0 TSI 2019 – R$ 48.800 |Foto: Divulgação/VW
-
-
Volkswagen Up Move 1.0 TSI 2019 – R$ 48.800 |Foto: Divulgação/VW