Carros no Japão têm detalhe inusitado: nunca visto antes no Brasil

O mundo todo traz semelhanças nos designs dos carros. Porém, no Japão, um detalhe inusitado chama atenção nos veículos. Veja!

O mundo todo traz semelhanças nos designs dos carros. Porém, no Japão, um detalhe inusitado chama atenção nos veículos. Veja! 

Foto: Reprodução

Carros com detalhe inusitado

Onde ficam os retrovisores do seu veículo? Na parte externa do veículo ajustados ao volante e cabine na porta, certo? No Japão um detalhe inusitado muda a composição dos carros nesse aspecto.  

Por lá, em modelos um pouco mais antigos, não é difícil encontrar unidades com os retrovisores acoplados ao capô ou nos para-lamas. 

A justificativa por trás da escolha curiosa da indústria automotiva local é (ou era) uma melhor visualização de todo o entorno do automóvel, sem a necessidade de maiores esforços para enxergar. 

No entanto, de modo geral, essa característica não se manteve para as linhas mais modernas do país, seguindo até mesmo o aspecto global das marcas atualmente. 

Retrovisores parabólicos

Os retrovisores parabólicos, acoplados no capô ou nos para-lamas dos carros japoneses, atendiam, antes de mais nada, à legislação local, que presava por esse tipo de construção. 

Além do mais, os espelhos nos para-lamas atribuem uma visão livre de distrações, já que o sentido do campo de visão é um só, a parte dianteira do veículo. 

Esse traço é definido no setor automotivo japonês como uma ‘’visão sem distrações’’, o que pode ocorrer com os retrovisores mais comuns que estamos acostumados. 

Retrovisores parabólicos ainda são utilizados em táxis (Foto: Reprodução)

Ideia diferenciada

Se pararmos pra pensar, realmente a ideia do espelho retrovisor para uma visualização mais complexa se sustenta com o item mais distante do nosso corpo, uma vez que muitos modelos atuais possuem pontos cegos e afins, entre outros fatores, por retrovisores na linha da direção. 

Os espelhos ao lado e não a frente do motorista, desafiam constantemente o desempenho nas vias por exigir que viremos a cabeça por alguns segundos para decifrar o trânsito ao nosso redor. 

Essa ação pode, dependendo da situação, prejudicar o desempenho e não ser a atitude mais segura a bordo de um veículo no dia a dia. 

E você, o que acha deste e outros temas a respeito da indústria automotiva global? Deixe seu comentário e se inscreva no Canal do Garagem360 no Youtube!

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

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