Carros no Imposto de Renda 2022: aproveite o feriado para se acertar com o leão

imposto de renda 2022
Foto: Pexels

Os contribuintes que possuem, compraram ou venderam um veículo até 31 de dezembro, são obrigados a declarar o Imposto de Renda 2022. Veja os detalhes de como realizar o processo.

Veja o processo de como incluir a compra de um carro financiado em 2021, no Imposto de Renda em 2022
Veja o processo de como incluir a compra de um carro financiado em 2021, no Imposto de Renda em 2022 (Foto: Reprodução / Diário do Amanhã)

Imposto de Renda 2022: como declarar posse, compra e venda de veículos

Com base na Receita Federal, todos os veículos motorizados devem constar na declaração independentemente do valor.

Segundo o consultor tributário da IOB, Daniel de Paula , o valor do veículo a ser declarado deve ser sempre o mesmo de aquisição e/ou compra, e não o valor atualizado de acordo com o mercado.

VEJA TAMBÉM

“Alterar esse valor gera inconsistências no cruzamento de informações e pode fazer com que o contribuinte caia na temida malha fina”, comenta o especialista.

Desconto no IPVA 2022 pode chegar a 36% no Amazonas
(Foto: Freepik)

Veja como declarar veículos no IR 2022

Na ficha de Bens e Direitos, escolha o grupo “02 – Bens Móveis” e o código 01, que é referente a veículo automotor terrestre. No caso dos veículos automotores, preencha o número do RENAVAM no campo correspondente.

No campo “Discriminação”, informe detalhes como a espécie (marca, modelo, placa e o ano de fabricação), do valor de aquisição e venda, quando for o caso, além da forma de aquisição (a vista ou a prazo) e o nome e CPF/CNPJ do vendedor.

Os veículos já quitados e que já vinham aparecendo nas suas declarações anteriores devem ter o mesmo valor declarado, tanto no campo “Situação em 31/12/2020” como no campo “Situação em 31/12/2021”, a menos que tenham sido feitas benfeitorias nele no ano passado.

Para repetir em 2021 o mesmo valor de 2020, basta clicar no botão “repetir”.

Veja o processo de como incluir a compra de um carro financiado em 2021, no Imposto de Renda em 2022
Veja o processo de como incluir a compra de um carro financiado em 2021, no Imposto de Renda em 2022 (Foto: Pixabay)

Como funciona em caso de veículos financiados

Caso você tenha financiado a compra de um veículo, informe na ficha de Bens e Direitos da declaração apenas os valores que foram pagos durante o ano de 2021, ou seja, o valor de entrada mais as prestações pagas.

Lembre-se de que as prestações incluem não só o valor do veículo em si, mas também os custos com o financiamento, como os juros e outros encargos. E estes também podem integrar o custo de aquisição do veículo.

Se o veículo financiado tiver sido adquirido antes de 2021, informe no campo “Situação em 31/12/2020” o valor declarado para esta data no ano anterior.

No campo “Situação em 31/12/2021”, deve constar o valor informado no campo “Situação em 31/12/2020” acrescido das parcelas pagas em 2021.

Este processo deverá ser repetido ano a ano na declaração, até que o veículo esteja quitado ou seja vendido. A ficha “Dívidas e Ônus Reais” não deve ser preenchida.

ipva golpe
(Foto: Pixabay)

A compra e venda de veículos no Imposto de Renda 2022

Caso você tenha comprado um veículo em 2021, abra um novo item para ele na ficha de Bens e Direitos e informe seu número de registro.

No campo “Discriminação”, informe os dados do bem (marca, modelo, ano de fabricação, placa), o nome e CPF ou CNPJ do vendedor, além da forma de aquisição do veículo (se financiado ou não).

Quem vendeu um veículo em 2021 também deve informar a transação na ficha de Bens e Direitos, zerando a posição no campo “Situação em 31/12/2021”.

O vendedor deve acrescentar na “Discriminação” o nome e o CPF ou CNPJ do comprador.

Em caso de compra e venda, é recomendável o contribuinte incluir informações suficientes para que a Receita Federal consiga identificar a transação e com quem ela foi realizada.

Processo para declarar o Imposto de Renda 2022 finaliza ao fim do mês
Processo para declarar o Imposto de Renda 2022 finaliza ao fim do mês (Foto: Pixabay)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar