Carros modificados: Quais personalizações são permitidas por lei?

Carros modificados: o que pode ou não ser feito no veiculo na hora da personalização, de acordo com a lei. Confira agora mesmo !!!

Apaixonado por carros modificados? Saiba que nem tudo é permitido. Veja o que pode ou não fazer pela lei!

O que diz a lei sobre personalização de carros? Foto: Twitter

 

O que posso modificar ou não no meu carro?

Os carros modificados são cada vez mais comuns e não são apenas mais uma forma de se exibir por aí. No entanto, conforme o tempo passa, as leis mudam. Com isso, existem mudanças permitidas ou não por lei.

A seguir, você confere as principais personalizações que podem ser feitas, atualmente nos carros. Bem como as que estão proibidas, de acordo com o atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB)!

Carros modificados: o que diz a lei?

Modificar o tamanho das rodas/pneus

Aumentar ou diminuir o do diâmetro externo do conjunto de rodas/pneus não é mais permitido. No caso, de acordo com o artigo 8 º do CTB. O motorista até pode, por exemplo, instalar uma roda maior. Mas, deverá montar em um pneu de perfil mais baixo, a fim de que o diâmetro dos dois componentes não se altere.

Além disso, o artigo estabelece a proibição de usar rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do carro.

Alterar o diâmetro externo do conjunto de rodas/pneus não é mais permitido. Foto: Porto Seguro

Envelopamento e alterações na pintura

Enquanto isso, a Resolução 292 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece as condições para o envelopamento ou pintura de carros.

Assim, conforme o artigo 14 º são consideradas alterações de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivação (envelopamento). No caso, em uma área superior a 50% do veículo – com exceção das áreas de vidro.

Além disso, o artigo 3 º fala que as modificações nos carros só podem se realizar mediante prévia autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento do veiculo.

Mas, o texto ressalta que apenas motoristas com veículos modificados com mais de 50% da sua área envelopada devem procurar o Detran do seu estado e solicitar a atualização da cor no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Portanto, caso a tonalidade escolhida para o envelopamento do automóvel for a mesma que a original do veículo, não é preciso autorização.

carros modificados

Regras para envelopamento e alterações na pintura. Foto: Cobli

Aplicação de insulfilm

A “transmissão luminosa” no vidro dianteiro do carro não pode ser menor que 75%. Ou seja, a película dos veículos modificados com insulfim não podem bloquear mais do que 25% da luz do vidro dianteiro. Além disso, o filme deve ser incolor no para-brisa.

Já no caso dos vidros laterais, a transmissão luminosa pode chegar a 70%, bloqueando, então, 30% da luminosidade.

Insulfilm não pode bloquear mais do que 25% da luz do vidro dianteiro. Foto: Porto Seguro

Rebaixamento

Trata-se de trocar o sistema de suspensão do veículo. Neste caso, é preciso estar atendo ao artigo 6 º da Resolução 292/2008 do CONTRAN.

Assim,  a lei estabelece que em veículos com Peso Bruto Total de até 3500 kg, a altura mínima permitida deve ser maior ou igual a 100 mm – medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi. Ou seja, não é permitido rebaixar o carro mais do que este limite. Além disso, o conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo.

Vale ressaltar que os carros modificados com suspensão rebaixada deverão ter tais observações registradas no Certificado de Registro de Veiculo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo (CRLV).

Rebaixamento só pode ser feito com altura mínima maior ou igual a 100 mm. Foto: Seven

Tudo sobre o Mundo Automotivo, aqui no Garagem360

Faróis LED

Carros que não saíram da fábrica com faróis de LED só podiamreceber este item até o ano de 2020. Isso porque o artigo 2 º do Contran determina que é proibido substituir lâmpadas de sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia – que não seja original do fabricante.

Faróis de Xenon

Carros modificados com a instalação de farol de xenônio (xenon) estão em desacordo com a lei! Apenas os que saíram de fábrica com este item podem circular.

carros modificados

Faróis de xenon são proibidos. Foto: R7

Penalidades

Carros modificados sem concordância com a lei resultam em multa para o proprietário, pontos na CNH e até apreensão do veículo. Veja o documento completo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA