Carros menos seguros do Brasil; saiba quais são os carros que mais vendem e tem pouca segurança

Confira os carros menos seguros do Brasil, de acordo com a pesquisa da Latin NCAP onde todos zeraram no quesito segurança.

A Latin NCAP, um programa de avaliação independente responsável pela América Latina e Caribe, testa anualmente o grau de segurança dos carros, acontece que em alguns casos os veículos recebem notas extremamente baixas e ainda são comercializados no país, sendo assim os carros menos seguros do Brasil. Devido à pandemia o número de veículos testados é menor, mas os resultado ainda são preocupantes e servem pra você ficar de olho na hora de comprar o próximo carro.

A Latin NCAP, um programa de avaliação independente responsável pela América Latina e Caribe, testa anualmente o grau de segurança dos carros (Imagem: Auto realidade / Divulgação)

A Latin NCAP classifica os carros de 2 formas, uma delas é e 0 a 5 estrelas, a outra divide em porcentagem o nível de proteção para diversos tipos de passageiros e pedestres, entre eles: passageiros adultos (que normalmente se encontram nos bancos da frente), crianças nos bancos de trás, pedestre e sistema de segurança do veículo.

Ford Ka

Com apenas dois airbags nos bancos da frente o Ford Ka 2021 inaugura a lista como um dos modelos com 0 estrelas, para os passageiros dos bancos da frente, no teste, ele ficou com 34% de segurança, 9% para crianças, 50% para os pedestres e 7% para o sistema de seguranças.

Para o motorista as partes mais seguras em um acidente na dianteira do carro são: pescoço e perna, seguido como adequado para o torso, a cabeça, cintura, pés e fraco para as coxas. Para o acompanhante as partes mais seguras são: cabeça, pescoço, torso e perna direita, adequado para a perna esquerda e fraco para as coxas.

Com apenas dois airbags nos bancos da frente o Ford Ka inaugura a lista como um dos modelos com 0 estrelas (Imagem: Uol / Divulgação)

Kia Picanto/morning

Em se tratando de segurança ao passageiro adulto, temos uma queda brusca em relação ao carro a lista anterior, com um resultado de 0%, o Kia Picanto oferece uma segurança mediana apenas em relação ao pedestre com 51%, a segurança de crianças está em 29% e 7% em sistema de seguranças.

Os membros mais protegidos do motorista são a cabeça, pescoço e pés, classificada como uma boa proteção, seguida pelas pernas com proteção adequada e finalmente o torso e a coxa como proteção fraca. Para o acompanhante as partes com uma proteção classificada como boa são: cabeça, pescoço e coxa direita, seguido da proteção adequada para o torso e pernas, finalizando com a proteção fraca da coxa esquerda.

Em se tratando de segurança ao passageiro adulto temos uma queda brusca em relação ao carro a lista anterior, com um resultado de 0% (Imagem: Motor1 – Uol / Divulgação)

Hyundai HB20

Para finalizar a lista dos carros menos seguros do Brasil temos o último que zerou as estrelas. Em relação à segurança para o motorista, o Hyundai Hb20 2021 está entre os dois modelos citados na lista anteriormente ostentando 20% de segurança, 10% sobre segurança infantil, 43% para os pedestres e 14% para o sistema de assistência a segurança.

Os membros mais protegidos do motorista são: cabeça, pescoço e pés com uma proteção boa, seguida pela proteção adequada nas pernas e por fim o torso e as coxas com uma proteção fraca. Para o acompanhante os membros mais seguros são: cabeça, pescoço  e coxa direita, seguido pela segurança adequada do torso e pernas e finalizando com a proteção fraca na coxa esquerda.

Em relação à segurança para o motorista o Hyundai está entre os dois modelos citados na lista anteriormente ostentando 20% de segurança (Imagem: Hyundai / Divulgação)

Os membros mais protegidos do motorista são: cabeça, pescoço e pés com uma proteção boa, seguida pela proteção adequada nas pernas e por fim o torso e as coxas com uma proteção fraca (Imagem: Latin NCAP / Divulgação)

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile