Carros mais vendidos demoram até 120 dias para chegar; confira prazos

Confira o tempo de espera para a entrega dos carros mais vendidos em janeiro
Confira o tempo de espera para a entrega dos carros mais vendidos em janeiro (Foto: Divulgação)

Mesmo com a virada do ano, as montadoras ainda sentem as consequências da falta de componentes automotivos, que por sua vez, acabam gerando atraso nas entregas dos veículos. Para método de comparação, os carros mais vendidos demoram até 120 dias para chegar, veja os detalhes.

Confira o tempo de espera para a entrega dos carros mais vendidos em janeiro
Confira o tempo de espera para a entrega dos carros mais vendidos em janeiro (Foto: Divulgação)

Atraso na entrega: carros mais vendidos com prazo de 120 dias

Conforme já reportado aqui no Garagem360, o ano de 2021 não foi um cenário tão vantajoso para o mercado automotivo brasileiro. A crise de componentes automotivos, e a alta do dólar, que impactou a importação de outras peças, fez com que os carros ficassem mais caros e com um tempo de entrega muito maior do que o normal.

Para método de comparação, em um período mais crítico, após a compra do carro, a entrega demorava cerca de 300 dias, dependendo do modelo. Mesmo com a situação mais estabilizada após a virada do ano, os carros mais vendidos ainda apresentam longos prazos para chegar.

VEJA TAMBÉM

Comprar sem saber o quanto vai pagar é um dos problemas

Além do maior tempo de espera, é importante ressaltar que, ao comprar um carro, com o prazo maior de esperava, o consumidor ainda fica sujeito a um reajuste valor do veículo. Já que será considerado como preço final de faturamento o valor do dia em que o mesmo será entregue.

Ou seja, se no dia em que foi dado o sinal para reservar o carro, o mesmo tinha preço de R$ 80 mil, e no dia da entrega o carro tem valor final de R$ 87 mil, o novo proprietário terá que decidir se manterá a compra e arcará com a diferença de preço, ou cancelará o negócio. De forma geral, ao decidir cancelar a compra, a concessionária devolve valor do sinal dado.

Confira o tempo de espera para a entrega dos carros mais vendidos em janeiro
Hyundai Creta tem um prazo de 40 a 60 dias (Foto: Divulgação)

O tempo de entrega dos carros mais vendidos em janeiro

Atualmente, entre os 10 carros mais vendidos de janeiro de 2022, o tempo de entrega varia de 20 a 120 dias. No entanto, há modelos disponíveis à pronta entrega. O levantamento foi feito pela Uol carros, veja:

Hyundai HB20 – 20 a 30 dias;

Chevrolet Onix – 20 a 30 dias;

Jeep Renegade – 90 dias (algumas versões estão disponíveis à pronta entrega);

Jeep Compass – 90 dias (algumas versões estão disponíveis à pronta entrega);

Hyundai Creta – 40 a 60 dias (algumas versões estão disponíveis à pronta entrega);

Volkswagen T-Cross – unidades estão disponíveis à pronta entrega, dependendo da concessionária;

Volkswagen Gol – disponíveis à pronta entrega;

Chevrolet Onix Plus – algumas versões estão disponíveis à pronta entrega;

Fiat Pulse – 90 a 120 dias (algumas versões estão disponíveis à pronta entrega);

Renault Kwid – 30 dias.

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

Crise retrai o mercado em janeiroh

De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os emplacamentos de veículos apresentaram retração em janeiro. Na comparação com dezembro de 2021, a queda foi de 31,64%. Já em relação janeiro de 2021, a baixa foi de 15,79%.

“O resultado é conjuntural e acontece, principalmente, em função dos baixos estoques das Concessionárias, em dezembro, da persistente falta de produtos – ainda provocada pela escassez de insumos e componentes e, também, devido à sazonalidade do período. Além desses fatores, a alta nas taxas de juros restringiu a aprovação de crédito para financiamentos e, também, tivemos queda na renda do consumidor, pelo aumento da inflação, em que pese tenhamos tido melhora dos níveis de emprego no país. Avaliando a sazonalidade, lembro que, em janeiro, a renda familiar fica mais comprometida, em função dos impostos e gastos com matrículas e materiais escolares, por exemplo, o que acaba afetando a decisão de compra do consumidor, explica José Maurício Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

Confira o tempo de espera para a entrega dos carros mais vendidos em janeiro
Hyundai HB20 foi o carro mais vendido do mês (Foto: Divulgação)

Com informações: Uol Carros, Fenabrave

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar