Carros mais roubados e furtados em SP em 2024: veja se o seu está na mira dos ladrões
Carros mais roubados e furtados em SP em 2024. Veja quais os modelos estão na mira dos ladrões
Quais os carros mais roubados e furtados em SP em 2024? A maior metrópole da América Latina, enfrenta um desafio constante em relação à segurança veicular.
Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo revelam uma redução nas ocorrências de roubos e furtos de veículos, no entanto a realidade ainda é preocupante. Veja os carros mais visados pelos bandidos.
Quais os carros mais roubados e furtados em SP em 2024?
O levantamento foi feito pelo Uol e pela empresa Ituran mostrou que de janeiro a maio foram 23.398 ocorrências de furtos e roubos de veículos em São Paulo. A redução foi de 13,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O compilado indicou também os dias, horários e locais onde ocorrem mais casos. Quinta-feira é o dia em que mais ocorrem as ações criminosas (4.256 ocorrências), o período da noite (7.064) e o centro da cidade também exigem mais atenção.
Entre os carros, o mais roubado é também o veículo usado mais comercializado do Brasil: o VW Gol, com 1.205 ocorrências. Entre as marcas, quatro carros da Fiat estão entre os que mais aparecem no ranking. Uno, Palio, Argo e Strada juntos, somam 3.137 roubos e furtos.
Além do Gol, a VW conta com outro carro na lista e juntos somam 1.754 roubos e furtos. A Chevrolet também tem dois representantes, somando 2.186 ocorrências. Hyundai e Ford contam com um carro cada na lista.
Na lista das 10 maiores “vítimas”, 4 estão entre os modelos zero km mais vendidos do país até maio: Strada, Onix, HB20 e Argo.
Veja a lista das ocorrências
-
VW Gol – 1.205
-
Hyundai HB20 – 1.188
-
Chevrolet Corsa – 1.165
-
Chevrolet Onix 1021
-
Fiat Uno – 987
-
Fiat Palio – 862
-
Ford Ka – 751
-
Fiat Argo 735
-
Fiat Strada 553
-
Volkswagen fox – 539
Leia também:
Nova película para vidro de carros pode impedir roubos e aumentar a segurança.
Quais os locais mais perigosos de São Paulo?
Os locais com maior incidência de furtos e roubos de veículos na cidade de São Paulo são
- Centro da cidade (643)
- Tatuapé (427)
- Ipiranga (415)
- Itaquera (404)
- Vila Matilde (374)
Como evitar furtos e roubos de carro?
- Estacione em locais seguros, evitando ruas escuras e desertas.
- Utilize alarmes, rastreadores e outros equipamentos que dificultam a ação dos criminosos, principalmente se não contar com o seguro.
- Não deixe objetos de valor à vista para não chamar a atenção de bandidos.
- Esteja sempre atento ao seu entorno ao estacionar e entrar no veículo, observando pessoas e ações suspeitas nas proximidades.
Por fim, sempre registre a ocorrência, seja de roubo ou apenas furto de objetos no interior do veículo. Dessa forma, as autoridades conseguem entender quais os locais que precisam de ações específicas contra a ação de criminosos.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.