Carros mais econômicos: os 5 modelos que consomem menos no Brasil

Uma das reclamações mais frequentes dos brasileiros é o preço do combustível, que não para de aumentar. Há quem diga que o preço da gasolina, por exemplo, já está entre R$ 5,75 e R$ 6. E dependendo do veículo que a pessoa utiliza, isso pode pesar ainda mais no bolso. Entretanto, nem todos os veículos são assim. Existem alguns modelos 0km que possuem propulsores bastante eficientes. Pensando nisso, o Garagem360 decidiu fazer uma lista com os cinco carros que consomem menos no Brasil.

Carros mais econômicos: os 5 modelos que consomem menos no Brasil

Para a produção deste guia. usamos como referência os dados divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) realizado pelo Inmetro. Destaque para os carros que possuem motorização híbrida.

BMW X3 xDrive30e (29 km/l /31,7 km/l)

Foto: Divulgação/BMW

Começamos a lista com um gigante alemão. Lançado no ano passado, o BMW X3 xDrive30e é o veículo que consome menos combustível no Brasil. Segundo o Inmetro, ele pode rodar 29 km/l na cidade e 31,7 km/l na estrada.  Ele possui dois motores: um a combustão de quatro cilindros em linha de 2.0L e o motor elétrico de 109 cv e torque de 10,7 kgfm. Eles podem gerar uma potência combinada de 292 cv, além de e torque combinado de 420 Nm.

Além disso, esse carro é oferecido em duas opções de acabamento: a Entry (R$ 342.950)  e a X-Line (R$ 324.950)

Volvo  XC40 Recharge T5 (24,5 km/l / 22,3 km/l)

Foto: Divulgação/Volvo Cars

Na segunda posição encontramos mais um SUV. Como já sabemos, toda a linha da Volvo está sendo oferecida com motores híbridos. O modelo mais em conta é o XC40 Recharge T5. Vendido em três versões (Momentum, Inscription e R-Design), seu motores possuem uma potência combinada de 262 cv e torque combinado de 43,3 kgfm. E ele é bem econômico. O utilitário esportivo pode fazer 24,5 km/l na cidade e 22,3 km/l na estrada.

O XC40 Recharge também se destaca pelos itens de segurança oferecidos desde a configuração Momentum. Esse é caso do alerta de colisão frontal, sistema de alerta de mudança de faixa, sensor de estacionamento e o sistema de proteção contra lesões na coluna cervical.

BMW 330e M Sport 2.0 (22 km/l / 26,4 km/l)

Foto: Divulgação/BMW

Gosta de velocidade? Por R$ 354.950, você leva a versão top de linha da Série 3. Ela vem de série com o pacote M Sport. Além disso,  o BMW TwinPower, junto com o motor elétrico, podem produzir iuma potência combinada é de 292 cv. Ele pode atingir a velocidade máxima de 230 km/h e proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Ficou impressionado? Saiba que ele pode rodar 22 km/l na cidade e 26 km/l na estrada.

BMW 530e M Sport 2.0 (22 km /l / 26,4 km/l)

Foto: Divulgação/BMW

Principal concorrente do Volvo S90 Recharge, a versão híbrida da BMW Série 5 é o quarto carro entre aqueles que consomem menos no Brasil. Ao contrário do seu irmão menor, a 530e M Sport (a partir de R$425.950) é a única versão do sedã intermediário da montadora da Baviera. E ele não decepciona. Ele também tem dois motores bastante eficientes e podem rodar 22 km/l (cidade) e 26,4 km/l (estrada).

Ele também possui traços da linha esportiva BMW Motorsport. Destaque para as rodas de liga leve M Double-spoke aro 18, iluminação ambiente interna, Freios M Sport e volante M em couro.

Mini Countryman SE ALL4 (22,3 km/l /  23,6 km/l)

Foto: Divulgação/Mini

Por fim, um dos carros mais interessantes e famosos em todo mundo. A versão SUV do Mini Cooper, chamado de Countryman, possui uma versão híbrida. E além de possuir um visual bastante descolado, ele é bastante eficiente. Ele consegue fazer 22,3 km/l na em trechos urbanos e 23,6 km/l em trechos de estrada. Muito bom para um carro que mede 4.297 mm de comprimento, 1.559 mm de altura e 1.822 mm de largura.

Tudo isso graças ao motor 1.5L TwinPowerTurbo. Junto com o propulsor elétrico, ele tem potência combinada de 224 cv (divididos entre 136 cv do motor a combustão e 88 cv do eletrificado) e torque máximo de 386 Nm.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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