Carros mais caros; modelos populares ultrapassam os R$ 60mil

A pandemia da Covid-19 e a falta de semicondutores fizeram com que as marcas aumentassem o preço de seus veículos. Nem os carros populares escaparam .

A fase não está muito boa para quem busca comprar um veículo 0km. A pandemia da Covid-19 e a falta de semicondutores fizeram com que as marcas aumentassem os preços de seus veículos. Nem os  carros populares, que eram conhecidos pelo baixo preço, escapam. Hoje, apenas uma pequena parte deles custam menos de R$ 60 mil.

E os números oficiais da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (e divulgados em matéria do portal “UOL”) mostram isso. Em um período de dezessete meses, os preços dos modelos mais novos passaram por um crescimento de 19,9% (em média). Vale lembrar que a FIPE usou como referência os preços dos carros novos em fevereiro de 2020 e em julho de 2021.

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)

Carros mais caros; modelos populares ultrapassam os R$ 60mil

Nem mesmo os carros populares, como Mobi e Kwid, escaparam. Estes chegaram ao mercado custando preços – mais ou menos – justos  e hoje só estão sendo encontrados custando mais de R$ 45 mil. Hoje, o primeiro parte de R$ 48.448 (versão Easy). Esta é a versão mais em conta e vem com um pacote de equipamentos bastante honesto. 

Fiat Mobi (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

Fiat Mobi (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

Sua configuração mais cara é a Trekking. Seus preços são um bom exemplo de que até mesmo os carros populares ficaram com os preços nas alturas depois de um tempo. Atualmente, ele custa a partir de R$ 60.833. Entretanto, em janeiro, o mesmo veículo estava custando a partir de R$ 48.602 (em média). Ou seja, um aumento médio de 20,1%.

O mesmo caso acontece com seu rival francês. O Renault Kwid Life é a versão mais em conta do hatch. Ele está custando a partir de R$ 47.690. Do mesmo modo que o Mobi, ele não traz alguns itens, como ar-condicionado e direção assistida.

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)

Uma opção mais completa é a Outsider. Assim como o Argo Trekking, ele também tem um visual com um apelo mais aventureiro. Sem falar que está na posição mais alta da linha. Seu preço atual é de R$ 60.290. No entanto, ele tinha um preço menor no começo deste ano. O Kwd Outsider podia ser encontrado por R$ 49.282 (em média). Isso significa que seus preços tiveram um crescimento em média de 22,3%.

Fiat Mobi x Argo e Renault Kwid x Sandero

Fiat Argo (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

A matéria do site, assinada pelo jornalista Alessandro Reis, traz uma outra informação importante. Com o preço atual dos sub-compactos, era possível encontrar veículos um pouco maiores e um pouco mais completos. Isso lá no começo do ano.

O Fiat Mobi Trekking, por exemplo, está na mesma faixa de preço que o  Argo Drive 1.3 (um carro com mais espaço interno e equipamentos) estava em janeiro. Atualmente, ele está custando R$ 79.212. Ou seja, em média, ficou R$ 20 mil mais caro.

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Renault Sandero R.S. (Foto: Divulgação/Renault)

Isso também acontece com os irmãos Kwid e Sandero. A versão esportiva do carro feito pela Dacia e vendido aqui como Renault (o Sandero RS) também custava perto dos R$ 60 mil – que é o preço atual do Kwid Outsider. Agora, ele custa R$ 76.890. Isso significa que o carro teve um acréscimo de mais de R$ 16 mil no período.

Vale lembrar que a reportagem considerou os preços praticados no estado de São Paulo. Eles podem diferenciar de ouros estados.

E estes preços altos dos carros novos não irão abaixar neste ano. E quem disse isso foi Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, em entrevista ao “Estado de São Paulo” no mês passado. “Em termos de custos, não vejo em pouco tempo uma alteração estrutural que permita redução nos valores finais. Talvez, baixe apenas na metade do ano que vem”, disse Moraes ao jornal.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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