Carros mais baratos do Brasil não agradam? Modelos estão fora do top 10 mais vendidos

Em um mercado cada vez mais competitivo, os carros mais baratos do Brasil ocupam um espaço de destaque, oferecendo opções para quem busca mobilidade sem grandes investimentos. No entanto, a busca por um menor preço nem sempre se traduz em volume de vendas. 

Prova disso é que os modelos mais acessíveis, Fiat Mobi, Renault Kwid e Citroën C3 até tentam, só que vendem menos que os modelos um pouco mais caros.

Nós do Garagem360 vamos analisar de perto os motivos pelos quais a economia não vende tanto. Acompanhe!

Por que os carros mais baratos do Brasil não são os mais vendidos?

O Fiat Mobi ocupa a posição de veículo 0 km mais barato do Brasil pelo preço inicial de R$ 73.990. O hatch de entrada da Fiat conquistou o coração dos consumidores brasileiros mais econômicos, com sua proposta de carro compacto urbano. 

Em agosto de 2024, o modelo vendeu 4.771 unidades, o que lhe deu a 11ª posição no ranking dos veículos de passeio mais vendidos. A título de comparação, o VW Polo, líder no segmento, vendeu 14.274 unidades. 

E se levar em consideração os utilitários,o Mobi desce para 15ª posição com a Strada liderando com 16.423 emplacamentos em agosto. 

Fiat Mobi é o carro mais vendido do Brasil, mas não vende muito – Foto: Divulgação

Renault Kwid

Vendido a R$ 74.590, o Renault Kwid até encanta com seu visual inspirado em SUVs. Apesar do design marcante, o modelo sequer supera o rival Mobi nas vendas, registrando 4.622 unidades comercializadas em agosto. 

O hatch ficou na 12ª posição entre os veículos de passeio e na 16ª na geral.

Renault Kwid – Foto: Divulgação

Citroën C3 

O Citroën C3, que recentemente ganhou uma versão com motor T200 Turbo, é o que menos vende entre os mais baratos. Com preço de R$ 75.790, o hatch emplacou apenas 1.899 unidades em agosto, ficando com a 32ª posição. 

Citroën C3 – Foto: Divulgação

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Por que os carros mais baratos do Brasil não lideram as vendas?

Entre os possíveis motivos estão:

  • Tamanho – Com medidas reduzidas, os três hatches perdem em tamanho para os modelos mais vendidos.
  • Equipamentos – Baratos e “pelados”, Mobi, Kwid e C3 oferecem apenas o kit dignidade em suas versões de entrada (ar condicionado, rádio, freios ABS, entre outros). Talvez a falta de itens de conforto, segurança e tecnologia não encantem os consumidores.
  • Segurança – Os três carros apresentam notas baixas na Latin Ncap, entidade que mede a segurança dos veículos vendidos na América Latina. Kwid com três estrelas, Mobi com um e C3 com zero não convencem alguns compradores nesse quesito. 
  • Opções de motorização – O motor EVO do Mobi e o 1.0 B4d do Kwid geram 71 cv de potência cada. O C3 é um pouco mais robusto com 75 cv. Ainda assim não encantam o brasileiro que quer mais potência. 
  • Preço dos modelos acima – Apesar do preço, para muitos consumidores, é mais vantajoso comprar um VW Polo, HB20, GM Onix ou Fiat Argo, que são mais caros, porém maiores, mais equipados e confiáveis. 

E aí? Qual dos três modelos você teria em casa? Conte para nós aqui nos comentários.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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