Carros importados têm alta em abril; saiba mais

A venda de carros importados cresceu em abril, no entanto, no acumulado o resultado é negativo. A marca destaque é a Volvo.

Durante o último mês, a venda de carros importados anotou alta de 3,3%. Já a produção nacional registrou crescimento de 2,1%, confira os detalhes.

Carros importados anotam crescimento em abril (Foto: Divulgação)

Carros importados em alta: vendas aumentam 3,3% durante abril de 2022

De acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, a Abeifa, as onze marcas filiadas à entidade, com licenciamento de 5.033 unidades, das quais 1.500 importadas e 3.533 veículos de produção nacional, anotaram em abril, um aumento em suas vendas de 2,5% no comparativo com o mês de março de 2022, quando foram comercializadas 4.911 unidades.

Já no comparativo com o mesmo período de 2021, a redução é de 14,1%: 5.033 unidades contra 5.856 veículos.

Segundo o levantamento da Abeifa, na importação, as 1.500 unidades vendidas significaram alta de 3,3% no comparativo com as 1.452 unidades de março de 2022 e redução de 33,2% com abril de 2021.

Já enquanto na produção nacional – com 3.533 unidades – o aumento de vendas foi de 2,1% ante as 3.459 unidades do mês anterior e redução de 2,1% em relação a abril de 2021.

Quadrimestre fechou com saldo negativo em 7,7%

Com esse desempenho de abril, as marcas associadas à Abeifa fecharam o primeiro quadrimestre com total de 19.304 unidades licenciadas, 7,7% inferior às vendas dos quatro primeiros meses do ano passado.

Ao separar os números de importados e unidades de produção nacional, no entanto, a disparidade ainda é marcante.

Enquanto os importados amargaram baixa de 34,6% (5.405 unidades este ano x 8.264 veículos em 2021), a produção nacional apresentou performance positiva de 9,9% (13.899 x 12.649 unidades).

Importados tem participação de 3,7% no mercado nacional

Em abril último, com 5.033 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,7% do mercado total de autos e comerciais leves (136.338 unidades).

Se consideradas somente as 1.500 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 1,1% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 3.533 veículos, significaram marketshare de 2,6%.

Volvo foi uma das marcas destaque (Foto: Divulgação)

Volvo é destaque entre as marcas importadas

Ao analisar o fechamento do quadrimestre, a marca que mais emplacou modelos entre as importadas foi a Volvo, com 1.625 unidades durante os quatro primeiros meses do ano.

O feito representa à montadora uma participação de 30,06% das vendas totais, de 5.405 unidades. Entre os modelos destaque da marca estão o XC60, e o XC40. Os veículos emplacaram 638 e 536 unidades, respectivamente.

Outro destaque entre as marcas de maior participação em vendas foi a Kia, com um percentual de 27,55% do totais de vendas. Nesse caso, o modelo destaque é o Bongo com 690 emplacamentos e o Stonic, como 331 emplacamentos.

A Porsche completa o ranking das três importadas que mais venderam. Os 18,24% de participação tem como principais destaques o Macan com 389 emplacamentos e o Cayenne, com 226.

Produção nacional: Caoa Chery tem mais de 90% de participação

As três marcas filiadas à Abeifa que possuem produção nacional são a Caoa Chery, Land Rover e Suzuki.

No entanto, o grande destaque fica por conta da Caoa Chery que possui um total de participação de 92,52% durante os quatro meses do ano de 2022. O percentual representa um total de 12.860 unidades emplacadas.

Já a Land Rover anotou uma participação de 5,33%, enquanto a Suzuki finalizou o acumulado do ano com 2,41%, durante os quatro primeiros meses do ano.

Porsche registrou bons emplacamentos (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile