Carros importados podem ficar mais baratos com nova tributação

Carros importados podem ficar mais baratos no Brasil. Ao menos é o que se espera com as possíveis novas regras de tributação. Entenda.

É verdade, os carros importados podem ficar mais baratos em breve. Ao menos é o que se espera com o acordo comercial que pode ser assinado entre o Mercosul e a União Europeia. Nesta semana, o Ministério das Relações Exteriores brasileiros detalhou alguns detalhes sobre a medida, que pode beneficiar diversas marcas que atuam no Brasil.

Modelos trazidos da Europa podem ficar mais baratos |Foto: Divulgação/Porsche

Carros importados mais baratos

Primeiramente, é importante ressaltar que a medida não será válida para todos os carros importados, apenas para os que são produzidos na Europa. Dessa forma, as principais montadoras beneficiadas seriam as europeias, como BMW, Mini, Mercedes-Benz, Audi, Peugeot e Porsche, por exemplo.

De acordo com as informações reveladas pelo Ministério, o imposto no Brasil deixaria de ser de 35% e passaria para 17,5%, a metade. No entanto, haveria uma cota de 32 mil veículos importados por ano. Os carros trazidos além dessa cota pagariam o imposto integral de 35%. No total, a cota do Mercosul é de 50 mil veículos, sendo que o mercado brasileiro ficaria com a maior fatia.

Leia também: Mercedes-Benz pode acabar com carros a combustão em breve

Essa mudança na tributação entraria em vigor no dia 1 de janeiro após o ano que o acordo entre Mercosul e União Europeia fosse assinado. Se for assinado ainda em 2021, ele passa a valer a partir do primeiro dia de 2022.

Caso entre em vigor, essa tributação menor terá validade de sete anos. Após isso, haverá uma nova redução nos impostos, caindo para 14,8% no primeiro ano e reduzindo gradualmente até chegar em zero.

Exemplo: se entrar em vigor em 2022, o imposto de importação de 17,5% duraria até 2027, cai para 14,18% em 2028 e chega a 0% em 2036.

Modelos trazidos da Europa podem ficar mais baratos |Foto: Divulgação/Mini

Carros beneficiados

O curioso é que o acordo seria bem flexível para os carros, já que praticamente não há restrições. Ela seria válida para carros a gasolina com até seis lugares e sem restrição de cilindrada.

Até mesmo carros a diesel poderiam se beneficiar, contanto que tenham motor superior aos 2,5l.

Nesse caso, resta saber como ficaria a questão da lei que restringe o uso de motores diesel em carros de passeio no Brasil. Afinal, carros de passeio não podem usar motores com esse combustível.

Só é permitido para picapes com capacidade superior a 1 tonelada na caçamba, ou para veículos que têm tração reduzida ou com a relação da primeira marcha encurtada, como acontece com o Jeep Renegade e Jeep Compass.

Modelos trazidos da Europa podem ficar mais baratos |Foto: Divulgação/BMW

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile