Carros híbridos: veja como funciona o sistema leve

Entenda como funciona o sistema leve dos carros híbridos e as diferenças entre as categorias de eletrificados.

Os eletrificados estão em boa fase no mercado nacional. Em julho a categoria atingiu o marco de mais de 100 mil unidades emplacadas. No entanto, o segmento engloba elétricos puros, híbridos e carros híbridos leves. Entenda o que significa cada um dos termos.

Entenda como funciona o sistema leve dos carros híbridos e as diferenças entre as categorias de eletrificados (Foto: Divulgação)

Carros híbridos leves são a opção mais acessível entre os eletrificados

No dia 26 de julho o Brasil atingiu 100 mil unidades de carros eletrificados, número que comprova o crescimento da categoria no país. No entanto, o segmento é composto por diversas motorizações eletrificadas, como o sistema híbrido leve, forma mais acessível de eletrificar um veículo.

Porém, assim como os demais propulsores eletrificados, ele também é capaz de reduzir o consumo de combustível, bem como o nível de poluentes provenientes da queima de combustíveis fosseis.

Como funciona com carro Híbrido Leve – MHEV

Nesse caso, a principal característica de um híbrido leve é que o propulsor elétrico não é capaz de tracionar as rodas sozinho. Nesse caso, os veículos possuem um gerador elétrico que é utilizado em situações como dar a partida no motor, acionar e manter os sistemas elétricos ativos e até mesmo manter velocidades de cruzeiro.

Veículo Elétrico Híbrido – HEV

Já os HEVs são os modelos que o próprio carro decido quando o propulsor elétrico ou o a combustão deve entrar em ação. Em manobras com velocidade baixas o sistema elétrico é ativado, já quando a condução exige mais potencia e velocidade quem entra em ação é o motor a combustão.

Toyota Corolla (Foto: Divulgação)

E os que são carregados na tomada?

Ainda dentro da categoria de híbridos existem os modelos plug-in, os PHEVs. Nesse caso a principal característica é a possibilidade de carregar o veículo na tomada, do mesmo modo de um carro 100% elétrico.

Nesse caso o motor elétrico também tem capacidade de tracionar as rodas e pode ser usado em condições mais exigentes de uso. A autonomia obedece uma média de 50 km onde o condutor pode escolher quando ativar o sistema.

Carros 100% elétricos

Por fim, como o próprio nome já diz, os veículos 100% elétricos são modelos que não possuem nenhum ajuda de motorização a combustão.

Todo o acionamento do carro, tração das rodas e funcionamento os sistemas eletrônicos depende exclusivamente do motor elétrico. Os modelos mais acessíveis da categoria têm preços de R$ 145 mil e alcance de 280 km.

O crescimento do setor ao redor do mundo

Em 2021, houve um crescimento de 109% das vendas globais de veículos em relação ao ano anterior e hoje, nada menos do que 16 milhões de automóveis e comerciais leves elétricos circulam no mundo, além de 600 mil ônibus elétricos.

Para este ano, a ABVE estima que as vendas globais de elétricos plug-in sejam ainda mais acentuadas, podendo chegar a 12 milhões de veículos, quase o dobro de 2021.

“O Brasil não pode isolar-se das cadeias produtivas globais do setor automotivo. O risco é o país perder ainda mais competividade internacional e tecnológica, deixar de gerar renda e não produzir novos empregos de qualidade” Adalberto Maluf, presidente da ABVE, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile