A revolução energética traz novos padrões e impulsiona avanços tecnológicos que reestruturam o mercado automotivo de forma significativa, como proposto pelos carros híbridos.
Ascenção de carros híbridos impacta mercado automotivo
Segundo um estudo recente do Boston Consulting Group (BCG), as vendas de carros híbridos e elétricos leves no Brasil deverão ultrapassar os modelos de combustão até 2030.
Essa mudança está impactando o mercado automotivo, que já vê um aumento de 179% na infraestrutura de recarga de baterias e o lançamento de produtos específicos, como a linha Mobil Super Hybrid.
Neste contexto, os carros híbridos emergem como uma alternativa de mobilidade, combinando motores elétricos e a combustão interna.
José Cesário, Coordenador de Capacitação Técnica dos lubrificantes Mobil, explica que o Brasil possui dois tipos de híbridos:
- Híbrido Leve: Usa motor a combustão, elétrico, ou ambos, com bateria que se recarrega enquanto o carro é utilizado. Modelos como o Corolla Hybrid e Prius são exemplos.
- Híbrido Plug-in: Semelhante ao Híbrido Leve, mas a bateria precisa ser carregada na tomada. Modelos incluem o Volvo XC60/90 Hybrid e o Jeep Compass 4xe.
A principal diferença está na autonomia: enquanto o Híbrido Leve oferece cerca de cinco minutos em modo elétrico, o Híbrido Plug-in chega a 40-60 km.
Lubrificante específico para carros híbridos
Com a expansão dos modelos híbridos, há também uma demanda por lubrificantes específicos que atendam às condições severas de operação desses veículos.
Cesário destaca que, diferente dos motores convencionais, o motor híbrido trabalha de forma intermitente, exigindo rápida lubrificação.
O motor híbrido a combustão leva até 20 minutos para atingir sua temperatura de funcionamento, aumentando a umidade e acelerando a oxidação do lubrificante.
Isso requer formulações como o Mobil Super Hybrid, que são projetadas para:
- Lubrificantes formulados para suportar as altas cargas e temperaturas do motor, inclusive para carros híbridos com motorização turbo;
- Melhor controle de oxidação para suportar a operação mais severa dos carros híbridos;
- Melhor limpeza dos pistões, característica muito importante devido a severidade na operação do sistema de um carro híbrido;
- Auxílio na economia de combustível.
A transição para veículos híbridos e elétricos impulsiona avanços que vão além da tecnologia automotiva, redefinindo produtos e serviços que trazem eficiência e sustentabilidade.