Carros híbridos não são iguais; explicamos diferenças para você escolher melhor

Entenda como funcional alguns tipos de carros híbridos
Entenda como funcional alguns tipos de carros híbridos (Foto: Pixabay)

Os carros híbridos são os responsáveis por popularizar os eletrificados no mercado nacional. Porém, há diferenças no modo de propulsão entre os modelos vendidos, veja quais são eles.

Entenda como funcional alguns tipos de carros híbridos
Entenda como funcional alguns tipos de carros híbridos (Foto: Divulgação)

Entenda as diferenças no modo de ação dos carros híbridos

Os veículos elétricos estão em constante crescimento no mercado nacional. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, 2022 teve o melhor mês de março da série histórica da ABVE, as vendas de veículos eletrificados leves no Brasil cresceram 115% no primeiro trimestre de 2022, chegando a 9.844 unidades, contra 4.582 no mesmo período de 2021.

Os 3.851 emplacamentos de eletrificados em março representam aumento de 106% sobre março do ano anterior (1.872) e de 12% sobre fevereiro de 2022 (3.435).

VEJA TAMBÉM

Março foi também o terceiro melhor mês da série histórica, só superado por dezembro e agosto de 2021, (respectivamente, 4.545 e 3.873 emplacamentos).

O desempenho do primeiro trimestre confirma o bom momento da eletromobilidade no Brasil, que entra no terceiro ano seguido de sólido crescimento, em contraste com a queda nas vendas domésticas totais.

A frota total de eletrificados leves no Brasil é de 86.986 veículos (janeiro de 2012 a março de 2022).

Mantendo-se a tendência atual, a frota eletrificada poderá chegar a 100 mil veículos já no final deste semestre.

Entenda como funcional alguns tipos de carros híbridos
Carros da Toyota são líder de vendas de carros híbridos (Foto: Divulgação)

Carros híbridos dominam o setor

De acordo com a entidade, os híbridos representaram 73% das vendas de eletrificados em março (2.825, de 3.851) e 68% no primeiro trimestre de 2022 (6.711, de 9.844). No entanto, há diferenças no tipo de propulsão da categoria.

Atualmente há algumas diferenças nos tipos de propulsão dos carros híbridos, entenda quais são elas:

Híbrido-paralelo: Nesse primeiro caso, como o próprio nome já diz, os motores a combustão e elétrico funcionam de forma paralela, ou seja, um não depende necessariamente do outro. Ambos são usados para tracionar as rodas do veículo.

Híbrido-série: Já nos carros híbridos-série o sistema de funcionamento é diferente, onde apenas o motor elétrico é usado para impulsionar as rodas, e o motor a combustão tem a função de alimentar a bateria do propulsor elétrico.

Híbrido-misto: Já em veículos onde o propulsor é híbrido-misto, é possível utilizar os dois motores de forma alternada. Nesse caso, o próprio sistema do carro avalia as condições de rodagem, como a velocidade, por exemplo, e seleciona o melhor modo de condução a ser aplicado.

Em alguns veículos, a seleção também pode ser feita pelo próprio condutor através do painel de controle ou de algum botão seletor no console central do carro.

E como funcionam os veículos híbridos plug-in?

Além dos sistemas citados acima, os carros híbridos podem ser plug-in, ou seja, são modelos onde a forma de alimentação das baterias é feita através de uma tomada que através do cabo de alimentação pode carregar o gerador do propulsor elétrico.

Dessa forma, além do modo de regeneração, usados pelos modelos da Toyota, por exemplo, onde não há um sistema de carregamento externo, há carros como o Volvo XC60 Recharge onde as baterias são carregadas através desse sistema externo.

Atualmente, os veículos híbrido plug-in podem ser carregados em uma tomada doméstica, Wallbox, e sistema de carregamos rápidos, geralmente instalados em locais públicos. Entenda as características de cada um deles.

Entenda como funcional alguns tipos de carros híbridos
O sistema plug-in é uma forma de carregamento das baterias dos carros com propulsor elétrico (Foto: Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar