Carros híbridos e elétricos da BYD podem ficar de fora da isenção do IPVA em SP
Carros híbridos e elétricos da BYD podem ficar de fora da isenção do IPVA em SP. VEja o que diz o governador do estado sobre o tema.
Carros híbridos e elétricos da BYD ficarão de fora da isenção do IPVA em SP. Pelo menos se depender do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Em entrevista coletiva, o governador questionou a inclusão de elétricos puros, argumentando que a prioridade do estado é fomentar a indústria automotiva local e o uso de biocombustível, como o etanol. Entenda!
Carros híbridos e elétricos da BYD vão ficar de fora da isenção do IPVA em SP
Na última semana a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) aprovou o Projeto de Lei 1510/2023, que concede isenção de IPVA carros híbrido flex, ou a etanol e movidos exclusivamente a hidrogênio.
O PL que ainda vai passar por sanção do governador prevê isenção de 2 anos. A partir de 2027 essa cobrança será gradual em 1% do valor do veículo, passando para 2% em 2028, 3% em 2029 e integral de 4% a partir de 2030.
A medida causou estranheza e críticas, principalmente das entidades que defendem a eletrificação da frota como forma de reduzir as emissões de gases.
A ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), por exemplo, argumenta que o projeto é discriminatório e contrário aos objetivos de descarbonização da economia como um todo.
“A ABVE lamenta a aprovação do PL 1510 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (…), por considerá-lo não isonômico e discriminatório em relação aos veículos elétricos de zero ou baixa emissão, que são os que mais contribuem com a saúde pública e a eficiência energética dos transportes,” ressalta a ABVE em comunicado.
O que diz o governo de São Paulo?
Em contrapartida, o governador Tarcísio de Freitas, afirmou em coletiva sobre o balanço da gestão nesta quarta-feira (18), que além da questão ambiental, a legislação deve se preocupar com os interesses econômicos do estado.
“A gente tem que pensar na vocação do Estado de São Paulo. Para onde eu quero direcionar a indústria automobilística no Estado de São Paulo, o que é mais aderente à nossa vocação?”, indagou.
Segundo Tarcísio, entre os pontos de prioridade dos híbridos flex estão o interessa das montadoras em produzir modelos deste tipo no estado.
“Eu tenho a GM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a GWM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Toyota que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Volkswagen que vai produzir híbrido em São Paulo”, disse.
Sem mencionar a BYD ou outra marca, Tarcísio ainda disparou: “A gente não vai dar isenção de IPVA para carro que vai ser produzido na Bahia ou no exterior”.
A BYD é hoje a marca que mais vende carros elétricos e híbridos no Brasil. Foram mais de 70 mil unidades emplacadas no país. A marca chinesa está prestes a inaugurar sua fábrica em Camaçari, na Bahia, antiga sede da Ford.
O BYD Dolphin Mini é o veículo elétrico mais vendido com 20.757 novas unidades de janeiro a novembro de 2024.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.