Carros futuristas são as atrações da Nissan no Salão de Tóquio
IDS Concept e Teatro for Dayz apresentam características inovadoras
A Nissan planeja revolucionar a oferta de automóveis nos próximos anos. Para provar isso, a montadora japonesa aproveita o Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão – o evento termina no dia 8 de novembro -, para apresentar dois projetos futuristas: o elétrico e de condução autônoma IDS Concept e o multifuncional Teatro for Dayz.
IDS Concept
O I DS Concpet materializa a visão da empresa para o futuro da condução autônoma e dos veículos elétricos sem emissão de poluentes. A previsão da marca, inclusive, é de que em 2020 os carros que “pilotam sozinhos” comecem a ser vendidos.
O modelo contempla o Sistema de Condução Inteligente da Nissan (IDS, ou Intelligent Conduction System, em inglês), que, segundo a montadora, aumenta a capacidade de um motorista de ver, pensar e reagir, compensando erros humanos, que são a causa de mais de 90% de todos os acidentes automobilísticos.
Neste veículo, quando o motorista seleciona a opção “Condução Pilotada” e delega a dirigibilidade ao veículo, sua performance – desde a aceleração até a capacidade de fazer curvas – imita o estilo próprio e as preferências do condutor. E, mesmo no modo “Condução Manual”, com o controle assumido pelo homem, o automóvel continua a oferecer assistência, e caso haja a iminência de um perigo, ele entra em ação e executa uma manobra evasiva.
Equipado com uma bateria de 60 kWh, o Nissan IDS Concep traz também o dispositivo “Estacionamento Pilotado”, que pode ser operado por smartphone ou tablet, além de tecnologias de recarga sem fio. Graças a estes equipamentos, o condutor pode deixar que o próprio carro assuma as funções de estacionamento e recarga.
Visualmente, o conceito é bem futurista. Na dianteira, o estilo da grade lembra placas de gelo – desenhado como se fosse uma pilha de blocos de gelo, o padrão da grade parece ser transparente. As rodas de diâmetro maior e calçadas com pneus fines de 175” estão mais próximas dos cantos e têm design em camadas que remetem a finas aletas, criando vórtices no fluxo de ar na sua superfície. A carroceria é construída em fibra de carbono e tem pintura acetinada em tom prata azulado.
Na parte interna, a cabine ganha mais espaço quando o condutor ativa a função “Condução Pilotada”, que faz o carro retroceder o volante para o centro do painel de instrumentos. O restante do habitáculo é revestido em couro. Os bancos são um destaque a parte, já que giram de forma que o carro se transforme em uma verdadeira sala de visitas.
No quesito segurança, o IDS Concep conta com vários displays e luzes externas para sinalizar às pessoas no entorno a sua presença. Na verdade, o contorno prateado do carro é uma faixa de LED que a Nissan apelidou de ‘Indicador de Intenções’. Quando há pedestres ou ciclistas nas proximidades, a faixa muda para vermelho, assinalando que o modelo está ciente da presença deles. Já o display eletrônico que fica voltado para o lado de fora na altura do painel de instrumentos exibe mensagens luminosas para os pedestres, como “Pode passar!”.
Teatro for Dayz
Outra estrela da Nissan no Salão de Tóquio é o Teatro for Dayz, totalmente pensado para os chamados “nativos digitais”. Como este público não deseja ficar desconectado nem quando está dirigindo, o veículo remete a uma tela em branco, proporcionando liberdade de criação e compartilhamento de experiências.
Esquisito e pouco semelhante aos carros atuais, ele tem apenas dois pedais e direção e bancos brancos giratórios. O conceito é chamado de “Future Canvas”, e permite que a aparência possa ser modificada de acordo com a vontade de cada um, graças a tecnologias de exibição de imagens. A experiência pode ser voltada para quem deseja jogar games, assistir filmes ou apenas para surpreender os desavisados.
Para não limitar as opções de layout e visualização do interior do protótipo, a Nissan é equipou apenas com volante e um painel de instrumentos “pelados”. Como explica a montadora, os comandos de voz substituem o toque em botões específicos para a ativação de recursos de áudio e ar-condicionado, além de navegação GPS.
O design é simples e anguloso e conta com esquema cromático em torno de branco e prateado com acabamento acetinado. O interior é amplo e aberto, enquanto a superfície externa desprovida de ornamentos e apresenta telas de LED. O automóvel ainda conta com para-choques e teto arredondados, rodas que se estendem até os cantos externos e balanço dianteiro e traseiro radicalmente mais curtos.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.