O jogo virou? Carros franceses desvalorizam menos que a média, aponta estudo
Estudo da Mobiauto mostrou que os carros franceses desvalorizam menos que a média nacional. Entenda!
Um estudo realizado pelo marketplace Mobiauto, revelou que os carros franceses desvalorizaram menos que a média de mercado. O mesmo estudo foi feito em maio de 2022 e mostrou que as marcas apresentaram uma sensível melhora na desvalorização, algo normal no meio automotivo.
Quais as marcas de carros franceses estudadas
A pesquisa analisou a variação dos principais veículos fabricados pelas três marcas de origem francesa que atuam no Brasil: Renault, Peugeot e Citroën e levou em consideração os principais modelos dessa marca.
Em relação ao estudo de 2022 houve uma grande surpresa, visto o preconceito generalizado com os carros usados dessas três marcas que gerava uma perda percentual acima da média do mercado, destaca a publicação.
O mercado global de seminovos (2023, 2022 e 2021) desvalorizou 9,64% de dezembro de 2022 a dezembro de 2023. Quando contabilizados apenas as variações dessas 3 marcas francesas, a média foi de 8,13% aponta a pesquisa.
Segundo o estudo, dos dez veículos que menos perderam valor de mercado, a Renault havia obtido a proeza, em 2022, de incluir nove modelos, com o Peugeot 208 completando o ranking.
E foram justamente os modelos da Peugeot que melhoraram significativamente sua performance, com quatro carros entre os dez melhores – a Renault foi responsável por 6 modelos.
“A performance do Peugeot 208 Griffe foi muito boa, visto que foi um dos únicos dois modelos, em um universo de 75 versões pesquisadas, que apontou valorização. E não foi pequena: ganhar 5% na cotação em um mercado que caiu 9,6% na média, é um feito para ser parabenizado”, avalia o economista Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
Peugeot é marca francesa com menor depreciação
A Peugeot melhorou tanto que, na média das três marcas, roubou o título de “melhor marca francesa”, com índice de 7,36% de depreciação no decorrer do ano de 2023. A Renault perdeu 8,42% e a Citroën, 8,85%.
“Não há como negar a evolução da imagem de Peugeot e Citroën, possivelmente pela assimilação por parte dos consumidores de que as duas marcas pertencem ao Grupo Stellantis, que, por incluir marcas de volume (Fiat) e premium (Jeep e RAM) de sucesso, amplia a confiança nas duas francesas”, opina o consultor.
Outro ponto que favorece as marcas francesas é a presença em poucas categorias, o que torna os resultados mais previsíveis.
A Peugeot, por exemplo, foca seu portfólio no país em dois modelos: 208 e 2008, além de um furgão Expert e o SUV 3008. O mesmo para a Citroën, com as linhas C3 e C4, e uma única versão do Jumpy.
Só a Renault que conta com um portfólio maior, que começa com o Kwid, passa pelo hatch Stepway, o sedan Logan, até os utilitários Kangoo, Oroch e Master Furgão.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.