O jogo virou? Carros franceses desvalorizam menos que a média, aponta estudo

Estudo da Mobiauto mostrou que os carros franceses desvalorizam menos que a média nacional. Entenda!

Um estudo realizado pelo marketplace Mobiauto, revelou que os carros franceses desvalorizaram menos que a média de mercado. O mesmo estudo foi feito em maio de 2022 e mostrou que as marcas apresentaram uma sensível melhora na desvalorização, algo normal no meio automotivo.

Peugeot é um dos carros franceses com menor média de desvalorização - Foto: Divulgação
Peugeot é um dos carros franceses com menor média de desvalorização – Foto: Divulgação

 

Quais as marcas de carros franceses estudadas

A pesquisa analisou a variação dos principais veículos fabricados pelas três marcas de origem francesa que atuam no Brasil: Renault, Peugeot e Citroën e levou em consideração os principais modelos dessa marca. 

Em relação ao estudo de 2022 houve uma grande surpresa, visto o preconceito generalizado com os carros usados dessas três marcas que gerava uma perda percentual acima da média do mercado, destaca a publicação. 

O mercado global de seminovos (2023, 2022 e 2021) desvalorizou 9,64% de dezembro de 2022 a dezembro de 2023. Quando contabilizados apenas as variações dessas 3 marcas francesas, a média foi de 8,13% aponta a pesquisa.

Segundo o estudo, dos dez veículos que menos perderam valor de mercado, a Renault havia obtido a proeza, em 2022, de incluir nove modelos, com o Peugeot 208 completando o ranking. 

E foram justamente os modelos da Peugeot que melhoraram significativamente sua performance, com quatro carros entre os dez melhores – a Renault foi responsável por 6 modelos.

“A performance do Peugeot 208 Griffe foi muito boa, visto que foi um dos únicos dois modelos, em um universo de 75 versões pesquisadas, que apontou valorização. E não foi pequena: ganhar 5% na cotação em um mercado que caiu 9,6% na média, é um feito para ser parabenizado”, avalia o economista Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

Média de depreciação é menor em carros franceses - Foto: Mobiauto
Média de depreciação é menor em carros franceses – Foto: Mobiauto

 

Peugeot é marca francesa com menor depreciação

A Peugeot melhorou tanto que, na média das três marcas, roubou o título de “melhor marca francesa”, com índice de 7,36% de depreciação no decorrer do ano de 2023. A Renault perdeu 8,42% e a Citroën, 8,85%.

“Não há como negar a evolução da imagem de Peugeot e Citroën, possivelmente pela assimilação por parte dos consumidores de que as duas marcas pertencem ao Grupo Stellantis, que, por incluir marcas de volume (Fiat) e premium (Jeep e RAM) de sucesso, amplia a confiança nas duas francesas”, opina o consultor.

Outro ponto que favorece as marcas francesas é a presença em poucas categorias, o que torna os resultados mais previsíveis. 

A Peugeot, por exemplo, foca seu portfólio no país em dois modelos: 208 e 2008, além de um furgão Expert e o SUV 3008. O mesmo para a Citroën, com as linhas C3 e C4, e uma única versão do Jumpy.

Só a Renault que conta com um portfólio maior, que começa com o Kwid, passa pelo hatch Stepway, o sedan Logan, até os utilitários Kangoo, Oroch e Master Furgão.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA