Carros estão mais caros, mesmo com a redução do IPI

Mesmo as novas alíquotas praticadas após a redução do IPI, o preço dos carros no mercado nacional não registrou muitas alterações.

Após a redução do IPI anunciada em março, muita expectativa foi criada na esperança de reduzirem os preços dos carros no país. No entanto, não é o que vem acontecendo. Falta de insumos e guerra na Europa podem ser a justificativa.

Mesmo após redução do IPI, carros no Brasil não registram muita alteração de preço (Foto: Pixabay)

Redução do IPI: após alteração da alíquota do tributo, preço dos carros não tem grandes alterações

Em março, o governo federal anunciou a redução da alíquota do IPI para os veículos comercializados no mercado nacional.

Após as alterações, o tributo ficou 18,5% mais em conta, o que fez com que muita expectativa fosse criada em torno da diminuição de preços dos veículos no mercado nacional.

No entanto, mesmo com as novas alíquotas praticadas, algumas montadoras ao invés de diminuir o preço do veículo, aumentaram o valor dos carros para o consumidor final.

O que mudou após a divulgação das novas taxas do IPI?

As novas taxas chegam em um momento bom para o consumidor, que deseja adquirir um novo modelo, porém, os altos preços dificultam a aquisição.

E claro, uma das justificativas é o alto índice de carga tributária, bem como outros fatores, como inflação, e ainda a escassez de componentes que abalam as linhas de produção do setor, bem como a guerra entre os países da Europa.

De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, se por um lado a redução do IPI diminui os valores dos veículos, outros fatores como a Guerra entre Rússia e Ucrânia dificultam os descontos repassados, tendo em vista os constantes aumentos de insumos e matérias-primas ao redor do globo.

“É sempre muito bem-vinda qualquer proposta que alivie a pesada carga tributária sobre a indústria de transformação no Brasil.

A redução do Custo Brasil, embora ainda tímida, é benéfica não só para o setor industrial, mas também para a geração de empregos, para os consumidores e para a sociedade como um todo”, afirmou Luiz Carlos Moraes.

Conflito entre Rússia e Ucrânia dificultou a redução de preço (Foto: Divulgação)

Algumas montadoras afirmaram repassar a redução de forma integral ao público, como é o caso da Honda, Kia, Nissan, Renault, Toyota, Volkswagen e outras.

No entanto, marcas commo Citroën, Jeep, Peugeot e demais integrantes do Grupo Stellantins afirmaram dificuldades de repassar a redução para o público devido os constantes aumentos de matérias-primas e insumos automotivos.

Esses aumentos foram causados por conta do início do conflito entre Rússia e Ucrânia, que acabou elevando o preço de muito produto derivado da região.

Carros da Volkswagen ficaram mais caros em março

Mesmo com as reduções, há modelos que ficaram mais caros, como é o caso dos SUVs da Volkswagen.

O VW T-Cross na configuração Sense, por exemplo, após a redução do IPI é vendido em algumas concessionárias por um preço de R$ 109.590 mil, sendo que antes do ajuste anunciado, o carro podia ser comprado por R$ 108 mil.

O Nivus em sua configuração topo de linha também é outro modelo que sofreu o efeito inverso. Antes da redução do imposto, o carro tinha preço de R$ 134 mil, agora, tem um valor de R$ 134.920.

Carros da Volkswagen ficaram mais caros (Foto: Divulgação)

 

 

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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