Carros estão mais caros, mesmo com a redução do IPI

Após a redução do IPI anunciada em março, muita expectativa foi criada na esperança de reduzirem os preços dos carros no país. No entanto, não é o que vem acontecendo. Falta de insumos e guerra na Europa podem ser a justificativa.

Mesmo após redução do IPI, carros no Brasil não registram muita alteração de preço
Mesmo após redução do IPI, carros no Brasil não registram muita alteração de preço (Foto: Pixabay)

Redução do IPI: após alteração da alíquota do tributo, preço dos carros não tem grandes alterações

Em março, o governo federal anunciou a redução da alíquota do IPI para os veículos comercializados no mercado nacional.

Após as alterações, o tributo ficou 18,5% mais em conta, o que fez com que muita expectativa fosse criada em torno da diminuição de preços dos veículos no mercado nacional.

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No entanto, mesmo com as novas alíquotas praticadas, algumas montadoras ao invés de diminuir o preço do veículo, aumentaram o valor dos carros para o consumidor final.

O que mudou após a divulgação das novas taxas do IPI?

As novas taxas chegam em um momento bom para o consumidor, que deseja adquirir um novo modelo, porém, os altos preços dificultam a aquisição.

E claro, uma das justificativas é o alto índice de carga tributária, bem como outros fatores, como inflação, e ainda a escassez de componentes que abalam as linhas de produção do setor, bem como a guerra entre os países da Europa.

De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, se por um lado a redução do IPI diminui os valores dos veículos, outros fatores como a Guerra entre Rússia e Ucrânia dificultam os descontos repassados, tendo em vista os constantes aumentos de insumos e matérias-primas ao redor do globo.

“É sempre muito bem-vinda qualquer proposta que alivie a pesada carga tributária sobre a indústria de transformação no Brasil.

A redução do Custo Brasil, embora ainda tímida, é benéfica não só para o setor industrial, mas também para a geração de empregos, para os consumidores e para a sociedade como um todo”, afirmou Luiz Carlos Moraes.

Mesmo após redução do IPI, carros no Brasil não registram muita alteração de preço
Conflito entre Rússia e Ucrânia dificultou a redução de preço (Foto: Divulgação)

Algumas montadoras afirmaram repassar a redução de forma integral ao público, como é o caso da Honda, Kia, Nissan, Renault, Toyota, Volkswagen e outras.

No entanto, marcas commo Citroën, Jeep, Peugeot e demais integrantes do Grupo Stellantins afirmaram dificuldades de repassar a redução para o público devido os constantes aumentos de matérias-primas e insumos automotivos.

Esses aumentos foram causados por conta do início do conflito entre Rússia e Ucrânia, que acabou elevando o preço de muito produto derivado da região.

Carros da Volkswagen ficaram mais caros em março

Mesmo com as reduções, há modelos que ficaram mais caros, como é o caso dos SUVs da Volkswagen.

O VW T-Cross na configuração Sense, por exemplo, após a redução do IPI é vendido em algumas concessionárias por um preço de R$ 109.590 mil, sendo que antes do ajuste anunciado, o carro podia ser comprado por R$ 108 mil.

O Nivus em sua configuração topo de linha também é outro modelo que sofreu o efeito inverso. Antes da redução do imposto, o carro tinha preço de R$ 134 mil, agora, tem um valor de R$ 134.920.

Mesmo após redução do IPI, carros no Brasil não registram muita alteração de preço
Carros da Volkswagen ficaram mais caros (Foto: Divulgação)

 

 

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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