Carros esportivos oferecem condução diferenciada

Serviços 16 de fevereiro de 2016 Maria Beatriz Vaccari 0

Além de possuir design arrojado, veículos são mais leves, aerodinâmicos e potentes

Ousados, baixos, potentes, ágeis e com design diferenciado. Esses são alguns dos fatores que caracterizam os esportivos. Por oferecerem um tipo de condução mais “agressiva”, antes de sair acelerando por aí é preciso saber (ou aprender) a lidar com esse tipo de automóvel. Daí a importância de se conhecer um pouco mais sobre técnicas de pilotagem esportiva e as diferenças desses veículos em relação aos comuns.

“Os esportivos são desenvolvidos exclusivamente para proporcionar um perfil mais aerodinâmico, peso em ordem de marcha reduzido, baixo centro de gravidade e conjunto motor, direção e suspensão mais precisos e capazes de proporcionar respostas acima do padrão”, explica Fernando Pfeiffer, gerente de marketing da Ford Brasil.

7890475344_351e3dd282_b
Normalmente, veículos esportivos acomodam apenas dois passageiros

Diferentemente dos carros de passeio tradicionais, os modelos mais potentes costumam acomodar apenas duas pessoas. “Isso lhes confere uma capacidade de resposta e controles ainda mais precisos aos comandos do condutor. No caso dos veículos de passeio, são desenvolvidos atributos pensando em um melhor aproveitamento do espaço interno para os ocupantes e privilegiando o conforto através de suspensão mais macia, maior capacidade de carga e melhor consumo de combustível”, afirma Pfeiffer.

Para ele, os esportivos em geral requerem um cuidado adicional quando comparados aos carros comuns. Isso acontece em virtude de suas características de resposta abrupta à aceleração e manobrabilidade. “Pensando nisso, as montadoras têm desenvolvido cada vez mais produtos que atendam não somente o público alvo entusiasta, incluindo categorias de classe ligadas à esportividade, mas também o consumidor em geral, que vê neles uma alternativa de lazer para a família com seu uso esporádico”, completa o especialista.

Técnicas de pilotagem

Quem opta por dirigir um carro esportivo tem de redobrar a atenção durante a condução. “No geral, esses modelos têm uma potência de motor maior e suspensão e freios diferenciados, o que lhes garante um desempenho superior, por isso, é recomendado que o motorista pilote ao invés de simplesmente dirigir”, analisa Roberto Manzini, proprietário do Centro de Pilotagem Roberto Manzini.

14193637588_89b2497a52_b
Motorista podem fazer aulas para aprender a explorar recursos de carros esportivos

Ele ressalta que a pilotagem esportiva é extremamente técnica e, portanto, é fundamental que o condutor se prepare para poder rodar com segurança. Na sua empresa é oferecido um treinamento direcionado para quem quer aprimorar as habilidades com esse tipo de carro.

“Durante as aulas, ensinamos técnicas usadas por pilotos profissionais. O aluno recebe toda a base conceitual de como conduzir o veículo de forma segura e rápida. Além disso, aprende a aproveitar a potência do motor, a relação das marchas e o freio”, diz Mazini. Eles ainda recebem instruções relacionadas à legislação e sinalização esportiva. Os preços são informados apenas sob consulta.

 

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *