Carros eletrificados têm o segundo melhor mês da história, aponta levantamento

Com um surpreendente aumento nas vendas os carros eletrificados têm o segundo melhor mês da história, aponta levantamento da ABVE. Saiba mais.

De acordo com o levantamento da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), março foi o segundo melhor mês da série histórica para o setor dos carros eletrificados no país. 

Foram 13.613 emplacamentos de modelos 100% elétricos e híbridos em março. No trimestre, já foram 36.090 unidades, o que representa um novo recorde para o período.

A título de comparação, o aumento foi de 145% sobre o mesmo período do ano anterior (14.786).

BYD Dolphin mini lidera venda de carros eletrificados (100% elétrico) em março de 2024 – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 

Crescimento nas vendas de carros eletrificados foi de 127% em março

Os 13.613 emplacamentos de março representam um crescimento de 127% sobre março de 2023 (5.989). Se comparado a fevereiro deste ano (10.451), o aumento foi de 30%. 

As vendas de março só não foram maiores do que em dezembro de 2023, quando foram vendidos 16.279 carros eletrificados no país. 

Segundo a ABVE, esse desempenho é impulsionado principalmente pelos investimentos em estruturas de recarga, incentivos do programa governamental Mover, uma ampla oferta de modelos, assim como as campanhas das montadoras. 

“Os números confirmam o que temos afirmado há vários meses: o consumidor brasileiro gosta cada vez mais do veículo elétrico e dá preferência aos produtos mais modernos e sustentáveis”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. 

“Esse processo tende a se aprofundar, desde que o governo continue dando as sinalizações corretas, como tem dado até agora”.

“O resultado será o desenvolvimento de uma ampla cadeia produtiva e industrial associada ao transporte elétrico no Brasil e a consolidação da eletromobilidade como uma das rotas tecnológicas da descarbonização da economia”, concluiu Ricardo Bastos.

Leia também:

Estacionamento de carros elétricos da Enel garante recarga ultra rápida (bateria completa em até 30 minutos)

Modelos Plug-in se destacam

Os primeiros três meses do ano foram especialmente interessantes para os veículos leves elétricos plug-in (BEV+PHEV) no mercado brasileiro.

Ao todo, foram 24.766 emplacamentos, o que representa 68% dos 36.090 eletrificados comercializados no período. 

Esse total representa 5,1% de participação de todas as vendas domésticas de automóveis e comerciais leves, de todos os tipos de motorização no período (483.303, de acordo com a Fenabrave).

Já entre os 100% elétricos (BEV), foram 14.134 emplacamentos no primeiro semestre. Um aumento de 614% nesse segmento sobre o mesmo período de 2023 (1.980). 

Os elétricos híbridos plug-in (PHEV) venderam 10.632 veículos no acumulado do ano, um crescimento de 114% sobre o primeiro trimestre de 2023 (4.959).

Juntando todas as tecnologias (BEV+PHEV+HEV+MHEV) sobre o total das vendas domésticas no período foi ainda mais alta: 7,5% (36.090, sobre 483.303 – Fenabrave).

Em março, os 13.613 emplacamentos representaram 8% do percentual total de vendas (sobre 175.982 unidades – Fenabrave). 

A expectativa da ABVE é que os eletrificados possam atingir atingir 10% das vendas totais do setor ainda em 2024. 

Quais os carros elétricos mais vendidos em 2024?

No acumulado do 1º trimestre de 2024, eses foram os 5 carros mais vendidos: 

1º – SONG PLUS GS DM / BYD (PHEV)

2º – DOLPHIN GS 180 EV / BYD (BEV)

3º – DOLPHIN MINI GS EV / BYD (BEV)

4º – HAVAL H6 PREM / GWM (HEV)

5º – SEAL AWD GS 590 EV / BYD (BEV)

BYD Song Plus foi o carro eletrificado mais vendido de março – Foto: Divulgação

 

Entre as montadoras o ranking do ano é o seguinte:

1º – BYD (14.939)

2º – GWM (5.735)

3º – Toyota (5.049)

4º – CAOA Chery (2.127)

5º – Volvo (1.606)

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile