Carros elétricos viraram tendência e vendas DECOLARAM no último ano

O segmento dos carros elétricos caminha para se tornar o principal do mercado automotivo mundial muito em breve. 

O número de carros elétricos circulando no Brasil e no mundo ainda pode parecer insignificante perante a frota de veículos movidos pelo tradicional motor a combustão, mas não é exagero dizer que o segmento de veículos eletrificados (elétricos + híbridos do tipo plug-in) caminha para se tornar o principal do mercado automotivo muito em breve. 

Em 2022, segundo relatório divulgado pela consultora EV-Volumes, foi registrado um recorde de vendas de carros elétricos no mundo.

Entenda porque os carros elétricos são a nova tendência do mercado

Renault Kwid E-Tech: vendas de elétrico no Brasil estão em alta (Foto: Divulgação/Renault)

De acordo com o levantamento da EV-Volumes, foram cerca de 10 milhões de unidades em 2022, representando uma alta de 55% em relação aos 6,5 milhões de modelos, entre elétricos a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV), vendidos em 2021.

No Brasil, segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de janeiro a dezembro de 2022 (49.245) foram 41% superiores às do mesmo período de 2021 (34.990), que já tinham sido 77% superiores às de 2021 (19.745).

Em termos mundiais, as vendas em dezembro de 2022  somaram 1,2 milhão de unidades. Este foi um recorde mensal, com alta de 39% em relação a novembro. Os híbridos plug-in somaram 360 mil unidades, com 6% de participação no mercado total (foram vendidos 6 milhões de carros no mês). Os elétricos a bateria, 900 mil, ou 15%. Dessa forma, os eletrificados tiveram 21% de participação nas vendas totais. 

Ao longo de todo o ano passado, os veículos elétricos somaram 7,2 milhões de vendas e os híbridos plug-in foram 2,9 milhões. Assim, o segmento teve 14% de participação no mercado total –  e os BEVs, especificamente, 10%. Ou seja, um em cada 10 carros vendidos no mundo atualmente é elétrico.

Por aqui, ainda segundo a ABVE, em janeiro de 2023 a participação dos híbridos e elétricos no mercado doméstico brasileiro foi de 3,4% em relação ao total de veículos leves comercializados no período – que, segundo a Fenabrave, foi de 130.460 automóveis.

Regulações e planejamento das montadoras apontam para a eletrificação total

Stellantis é uma das marcas que aposta no segmento (Foto: Divulgação/Stellantis)

Nos últimos anos, atores com grande peso no mercado global têm anunciado seus ambiciosos planos para a eletrificação da frota produzida – praticamente todas os grandes grupos automobilísticos, exceto a Toyota. 

A Stellantis, por exemplo, anunciou, em dezembro, a ampliação da produção dos novos motores para carros elétricos M3, em Lorraine, na França. Com capacidade de produção prevista para atingir mais de 1 milhão de motores elétricos por ano até 2024, a fábrica será fundamental para o grupo automotivo alcançar sua meta de 100% do mix de vendas de veículos elétricos movidos a bateria (BEVs) na Europa até 2030.

Também no final do ano passado, a União Europeia decidiu que irá banir de vez carros a combustão, sejam eles a diesel ou gasolina, a partir de 2035.

A tendência dos carros elétricos também está vivíssima no Brasil. Segundo um levantamento da McKinsey & Company, a frota brasileira de veículos elétricos deve atingir 11 milhões de unidades em 2040, o que representará mais de 20% da frota circulante atual e um mercado de US$ 65 bilhões.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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